Home » » Comércio Justo

março 12, 2014

Comércio Justo

O movimento de Comércio Justo, iniciado há 25 anos na Europa como uma forma de conceito educativo, utiliza métodos alternativos de comércio para mostrar ao público europeu as injustiças e o desequilíbrio social causados pelo comércio internacional. Naquela época, as condições de comércio (terms of trade = relação entre o preço da matéria prima e o bem processado) começavam a desenvolver-se mais e mais a favor dos países industrializados. Devido a isso, formou-se o movimento de Comércio Justo que, estabelecendo critérios especiais para um comércio sustentável, principalmente em pequenas propriedades, se opõe a um desenvolvimento injusto do setor. As normas mais importantes são:

• Uma parte fixa da receita (do preço final) é utilizada para programas sociais dentro da comunidade ou cooperativa de trabalhadores;

• As relações de comércio são estabelecidas visando sua manutenção no longo prazo;

• Parte da receita é destinada diretamente aos produtores de forma a torna-los mais independentes, sem necessitar a ajuda de créditos bancários que cobram, em geral, altas taxas de juros.

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo