Home » » Protocolo Verde da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg)

março 12, 2014

Protocolo Verde da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg)

Protocolo de Intenções subscrito em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente, a CNseg e o Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o Protocolo firmou as bases para a consolidação de uma política de inserção dos conceitos de sustentabilidade nas operações do mercado segurador.

Tem como objeto o esforço comum entre os partícipes no sentido de empreender políticas socioambientais que sejam precursoras, multiplicadoras, demonstrativas ou exemplares em termo de práticas securitárias que estejam em harmonia com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável que não comprometa as necessidades das gerações presentes e futuras.

O Protocolo foi objeto de Termo Aditivo que incluiu, além dos signatários originais, a Secretaria de Estado do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, e alinhou os compromissos assumidos pelas partes às diretrizes gerais dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros lançados em junho de 2012 pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI sigla em inglês).

• Princípio da Integração de Sustentabilidade na Tomada de Decisão e nos Processos Internos: considerar os impactos e custos socioambientais e de governança na gestão de seus ativos e nas análises de risco, tendo por base as políticas internas de cada instituição e demais diretrizes.

• Princípio de Integração na Cadeia de Valor: oferecer produtos de seguros, previdência privada complementar e de capitalização que fomentem a qualidade de vida da população e o uso sustentável do meio ambiente, observando suas diretrizes.

• Princípio do Esforço: promover a cooperação e a integração de esforço entre os partícipes e outros órgãos importantes para o compartilhamento de experiências, acompanhamento da efetividade e governança dos princípios e diretrizes, bem como propor melhorias no seu processo de implantação.

• Princípio da Prestação de Contas: informar, sensibilizar e engajar continuamente as partes interessadas nas políticas e práticas de sustentabilidade da instituição, observadas as diretrizes.

No Termo Aditivo foi criada uma Comissão Especial, conformada pelo signatários, com a participação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e o Ministério da Fazenda, para o acompanhamento da implementação do Protocolo.

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo