Home » » Unidades de Uso Sustentável

março 12, 2014

Unidades de Uso Sustentável

Espécie / Objetivo / Composição

Área de Proteção Ambiental (APA)
Proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Constitui-se por terras públicas ou privadas.

Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie)
Manter os ecossistemas de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas terras, compatibilizando-os com os objetivos de conservação da natureza. Constitui-se por terras públicas ou privadas.

Floresta Nacional
Uso múltiplo sustentável dos recuross florestais e pesquisa científica. Posse e domínio públicos, sendo permitida a permanência de populações tradicionais que a habitam, quando da sua criação de acordo com o disposto em regulamento e no plano de manejo da unidade.

Reserva extrativista
Proteger os meios de vida e a cultura das populações extrtivisrtas tradicionais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. Deve ser de domínio público com uso concedido às populações extrativistas.

Reserva de fauna
Área natural com populações de espécies nativas, aquáticas ou terrestres, adequadas para os estudos técnico-científicos. Deve ser de posse e domínio público.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS)
Preservar a natureza, assegurar as condições e os meios necessários para a reprodução e a melhoria dos modos e da qualidade de vida e exploração dos recursos naturais das populações tradicionais, bem como conservar o conhecimento e as técnicas de manejo do ambiente. Deve ser de domínio público.

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)
Conservar a diversidade biológica. Área privada, gravada com perpetuidade.

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo