Home » Entrevistas » Solange Beatriz Palheiro Mendes

junho 27, 2012

Solange Beatriz Palheiro Mendes

Entrevista com a Diretora Executiva da CNseg

Solange BeatrizO mercado segurador vive um momento excepcional não só no plano econômico, considerando-se a perspectiva de saltos de sua participação em relação ao PIB nos próximos anos. Mas também chama a atenção a crescente visibilidade institucional do mercado no plano internacional. O mais recente exemplo disso é a realização, 31 anos depois, do encontro anual da International Insurance Society (IIS), organização global que reúne 107 entidades em 92 países, no Brasil-  em junho, na cidade do Rio de Janeiro -, o que demonstra a densidade do setor. Neste encontro, em linha com os propósitos da Rio+20, o mercado segurador irá aderir aos Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI) da ONU, passando a inserir as questões ambientais, sociais e de governança na tomada de decisão. Nesse sentido, a 2ª Edição do Prêmio de Inovação em Seguros Antonio Carlos de Almeida Braga deste ano vai premiar iniciativas do setor voltadas para a sustentabilidade, ao avaliar questões ambientais, sociais e de governança (ASG) que sejam relevantes para o negócio de seguros.

CNseg Sustentabilidade: Esta faceta do mercado  em relação à sustentabilidade não é muito conhecida do grande público, mas não há dúvidas de que esta preocupação permeia o dia a dia do setor.

Solange: De fato, o mercado de seguros tem uma relação direta com o gerenciamento de risco, com um olhar mais aguçado do que outros setores, como as indústrias de petróleo, de mineradora ou da construção civil, por exemplo. A rigor, é o gerenciamento de risco feito pela indústria de seguros que garante a tranquilidade das demais indústrias, ao fazer recomendações que possam evitar sinistros vultosos ou pelo menos mitigá-los.  Esta prática do mercado segurador está alinhada com a sustentabilidade e, direta e indiretamente, colabora  para um planeta mais seguro.

CNseg Sustentabilidade: Aliás, a sustentabilidade é também uma das principais bandeiras da IIS.  Então, é ainda mais importância ser o anfitrião de um evento como o 48º Seminário Anual da IIS?

Solange: Para nós, é uma oportunidade única. E não só pelo desafio de ter uma participação ativa na organização do evento, atuando como parceira da IIS, entidade da qual a CNseg é filiada desde 2007. Mas também por dar ao mercado brasileiro a chance de se unir a especialistas do mundo inteiro- são esperados mais de 300 participantes, entre profissionais e executivos do setor-  representantes do Governo e de instituições de ensino para discutir pontos estratégicos da indústria mundial de seguros. Isso vai gerar uma gama sem precedentes de informações, subsídios e debates posteriores para nosso mercado e para o desenvolvimento sustentável do planeta.

CNseg Sustentabilidade: Quais os principais temas que serão abordados durante o 48º Seminário Anual da IIS?

Solange:O tema principal é “Desafios do Seguro: Sustentabilidade e Inovação nos Mercados Emergentes”. Mas os debates irão percorrer diversas questões que são preocupações atuais como ‘Impacto da Crise Social, Econômica e Ambiental no Seguro’ e ‘Estratégica para Sustentabilidade em Seguros:  Confiança do Consumidor e Responsabilidade Social’. Essas discussões vão abrir um novo patamar para o nosso setor. Um dos pontos altos do encontro será o lançamento dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI, sigla em inglês), pela United Nations Environment Programme Finance Iniciative (Unep Fi), organismo da ONU voltado para a sustentabilidade, antecipando-se, assim, à apresentação oficial que ocorrerá na Rio+20

CNseg Sustentabilidade: Nesse contexto, o que representa a adesão aos Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI) da ONU?

Solange: A adesão a esses princípios representa uma mudança de paradigma para o mercado segurador. A intenção é despertar ainda mais a consciência de quem atua, direta e indiretamente, no setor. Atualmente, o mercado segurador já vem adotando medidas que privilegiam fornecedores e clientes que atuam dentro dos três pilares da sustentabilidade – social, ambiental e de governança. Nesse cenário, ao adotar os PSI, a CNseg atua como catalisadora, formando uma convergência de informações do setor. Com a adesão aos princípios, o mercado segurador adotará o compromisso público de inserir nos processos de tomada de decisões questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para a atividade em seguros. O aumento da conscientização sobre esses pontos, o gerenciamento de riscos e o desenvolvimento de novas soluções aos clientes, segurados, governos, órgão reguladores e outros públicos estratégicos também são fundamentais para o sucesso da adesão.

CNseg Sustentabilidade: Quando o mercado segurador brasileiro irá aderir a esses Princípios?

Solange:Em breve, faremos o lançamento dos PSI para o mercado segurador brasileiro e, na oportunidade, iremos apresentar um levantamento inédito sobre práticas sustentáveis adotadas pelas empresas de seguros no Brasil. Também será apresentado um painel com os presidentes das Federações e os presidentes das empresas seguradoras brasileiras que são membros do PSI Global Team.

CNseg Sustentabilidade: De que forma o Prêmio de Inovação em Seguros Antonio Carlos de Almeida Braga tem o foco na  sustentabilidade?

Solange: Acreditamos que chegou o momento de premiar as práticas sustentáveis e promover o reconhecimento dos nossos colaboradores que assumem o compromisso de cuidar e proteger nosso planeta. Entendemos que o mercado segurador segue a tendência mundial de valorização de empresas socialmente responsáveis e está apto a dar grandes contribuições para o desenvolvimento sustentável. As seguradoras já desenvolvem, isoladamente, ações voltadas à sustentabilidade. Vários grupos promovem práticas bem-sucedidas em prol do crescimento sustentável e abriram área específica para o estudo de ações para uma economia socialmente desenvolvida. E chegou a hora de mostrar que o nosso setor de fato trabalha em prol do desenvolvimento social e econômico sustentável.

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo