Home » Entrevistas » Solange Beatriz Palheiro Mendes

setembro 10, 2012

Solange Beatriz Palheiro Mendes

Os próximos passos da sustentabilidade

Solange BeatrizApós o seminário sobre sustentabilidade, a CNseg planeja identificar ações iniciais para cada um dos quatro princípios da UNEP FI. Paralelamente, estuda a criação de um Código de Ética de Boas Práticas em Sustentabilidade, informa a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz, nesta entrevista.

CNseg Sustentabilidade: Qual será o papel da CNseg após a apresentação formal dos PSI ao mercado segurador?

Solange: Acho que, a partir do lançamento ao mercado dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI), no seminário desta quarta-feira (5), o papel da Confederação (CNseg) é o de estimular a adesão do mercado aos quatro Princípios e, portanto, a adoção das práticas sustentáveis pelas empresas. Uma forma de contribuir nesse sentido é estabelecer metas para cada um dos Princípios e, em consequência, ações mais imediatas. Essas ações sugeridas ao mercado vão dar consistência à política de adesão aos PSI, tornando-se uma boa forma de dar respostas à sociedade.

CNseg Sustentabilidade: Quais os próximos passos?

Solange: A Comissão de Sustentabilidade da CNseg vai promover reuniões para avaliar quais as sugestões de ações iniciais, inclusive aquelas propostas durante o seminário, vão ser implementadas. Paralelamente, a CNseg planeja criar um Código de Ética de Boas Práticas de Sustentabilidade. Esta iniciativa está em estudo e planeja ser um instrumento indutor de parâmetros de comportamento do mercado.

CNseg Sustentabilidade: A sociedade cobra respostas práticas do mercado?

Solange: A sociedade quer identificar ações práticas, sim. Como já aderimos aos Princípios da UNEP FI, mostrando o notório interesse do mercado em prol da sustentabilidade, a melhor forma de demonstrar isso para a sociedade é apresentar propostas efetivas para sair do campo das intenções.

CNseg Sustentabilidade: O aditivo ao Protocolo Verde já está em linha com esta disposição de colocar os Princípios em prática?

Solange: O Protocolo Verde foi um degrau que subimos nessa disposição de dar efetividade às propostas de sustentabilidade. Antes, tínhamos um documento com princípios e um protocolo de intenções. Agora, com a assinatura do aditivo, será criada uma comissão especial, composta por representantes dos signatários do convênio, a fim de pôr em prática as propostas do Protocolo Verde.

CNseg Sustentabilidade: Qual sua avaliação do encontro?

Solange: Este foi o primeiro passo do processo de conscientização e sensibilização dos nossos stakeholders. A surpreendente plateia presente ao encontro- mais de 200 participantes- é uma sinalização de que o mercado está mobilizado em dar realidade aos Princípios em Sustentabilidade em Seguros (PSI).

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo