Home » Ações Mercado, Notícias » Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo divulga vencedores

novembro 22, 2011

Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo divulga vencedores

Os nove vencedores do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo foram conhecidos em solenidade ocorrida nesta segunda-feira, em São Paulo. Em sua quinta edição, o concurso contou com 1261 inscrições e abrangeu dois temas: Seguros e o Especial de Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, sendo oito subcategorias e a nova Categoria Especial Comunicação Corporativa.

Dos 1261 trabalhos inscritos em dois temas, Seguros e Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, três categorias e oito subcategorias, 45 chegaram à final. As reportagens foram julgadas por dois comitês independentes: o primeiro de Seleção e Julgamento, formado por 20 jurados, e o segundo de Premiação, com 11 jurados. Ambos os júris foram compostos por jornalistas experientes, pesquisadores de instituições como INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e USP, ONGs como o WWF e a Abema (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), professores universitários e profissionais especializados nos temas do concurso. Não houve nenhum envolvimento da Allianz Seguros em todo esse processo.

O Prêmio foi lançado pela Allianz Seguros em 2007 para valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros e, já no ano seguinte, foi incluso o especial de sustentabilidade, com foco em clima e meio ambiente. “É gratificante ver como nesse período o Prêmio ganhou abrangência nacional. Dos 45 finalistas, 22 são de outros estados. Esse é um dos nossos objetivos, promover o seguro e a sustentabilidade em todo o Brasil”, diz Max Thiermann, presidente da Allianz Seguros. Jornalistas provenientes das cinco regiões do país, em 13 estados brasileiros e 51 cidades se inscreveram no prêmio.

Nesta 5ª edição, houve a criação de um sistema de inscrições on-line. A nova ferramenta contou com a adesão de mais de 60% dos inscritos, o que possibilitou eliminar as 17 mil cópias produzidas em 2010. Outra novidade foi o ingresso da subcategoria de Mídia On-line, tanto em Seguros como em Sustentabilidade – Mudanças Ambientais e, nesse último tema, da Categoria Especial de Comunicação Corporativa. O vencedor dessa categoria, contemplado com Menção Honrosa, foi o jornalista Bruno Meirelles, com a matéria “Flex de peso”, publicada na Revista VidaBosch.

O jornal O Estado de S.Paulo e a revista Meio Ambiente Industrial também receberam menções honrosas por terem sido os veículos que mais deram espaço a notícias de Seguros, somente considerando as matérias inscritas na subcategoria Mídia Impressa Nacional e Regional. O Estadão concedeu 6.228,25 cm/col a matérias sobre o mercado segurador e a Meio Ambiente Industrial 7.350 cm/col.

Confira abaixo os vencedores do 5º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo. Cada um recebeu troféu, certificado e R$ 15 mil.

Tema Seguros
Categoria Linguagem Escrita

  • Mídia Impressa Nacional e Regional
    “Cuidado: o seu seguro pode ser pirata”, de Saulo Luz – Jornal da Tarde.
  • Mídia Impressa Especializada em Seguros
    “Novas coberturas para instituições de ensino”, Jamille Niero – Revista Apólice.
  • Mídia Impressa Especializada em Economia e Finanças
    “Garanta sua cobertura”, de Lilian Sobral – Revista IstoÉ Dinheiro.
  • Mídia On-line
    “Seguradora batalha na Justiça para comprovar agravamento intencional do risco”, de Carol Rodrigues – Portal Revista Cobertura.

Tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais
Categoria Linguagem Escrita

  • Mídia Impressa Nacional e Regional
    “A usina que explodiu”, de Aline Ribeiro – Revista Época.
  • Mídia On-line
    “Clima extremo: elétricas se preparam”, Alexandre Canazio – Agência CanalEnergia
  • Mídia Eletrônica – Telejornalismo
    “Produção irregular de carvão”, com reportagem de José Raimundo – GloboNews Especial.
    Equipe de reportagem: Bárbara Bom Angelo, German Maldonado, Robel Souza e Genser Freire.
  • Mídia Eletrônica – Radiojornalismo
    “Dengue: por que estamos perdendo a batalha, por que podemos vencer a guerra”, de Vanessa Bugre, em coautoria com Gabriela Rosa – Rádio UFMG Educativa.

Fonte: Portal CNseg

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo