A Microinsurance Network (MIN) tem como missão a promoção do desenvolvimento de serviços de seguros para populações de baixa renda, estimulando o compartilhamento de aprendizados, facilitando a geração e disseminação de conhecimentos e fornecendo uma plataforma multi-stakeholder.
A MIN foi originalmente criada em 2002 como o Grupo de Trabalho específico do CGAP –Consultative Group to Assist the Poor (Grupo Consultivo de Assistência aos Pobres) sobre Microsseguros, suportado por organizações doadoras, agências multilaterais, profissionais de seguros e outras partes interessadas envolvidas na promoção e apoio do microsseguro nos países em desenvolvimento.
Em março de 2002, 16 especialistas se reuniram pela primeira vez em Genebra, Suíça, para discutir a necessidade de uma plataforma para intercâmbio e aprendizagem de forma a garantir que o microsseguro cumpra o seu potencial papel. O resultado foi o primeiro projeto da Rede: “As boas e más práticas de Microsseguros”. Mais de 20 estudos de caso, co-financiados pela Sida, GTZ –Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Técnica), DFID –Department for International Development (Departamento Inglês para o Desenvolvimento Internacional) e OIT -Organização Internacional do Trabalho, foram publicados de 2004 a 2006 e serviram de base para a principal publicação “Protecting the Poor: A Microinsurance Compendium” (“Protegendo os Pobres: Um compêndio de Microsseguros”), em 2006. Um ano depois da primeira reunião, em maio de 2003, em Londres, foram criados os primeiros Grupos de Trabalho (Operações, Demanda e Disseminação).
Depois de aperfeiçoados seus sistemas e procedimentos informais, a MIN decidiu em 2007 que seria necessário organizar-se utilizando uma clara e transparente estrutura organizacional para acomodar a expansão de interesses e atividades de microsseguro e a chegada de novos interessados. Em função disso, a MIN foi lançada oficialmente em 2009.
Desde então, a rede tem crescido a possui cerca de 70 membros institucionais sendo representada por mais de 200 especialistas em 15 diferentes Grupos de Discussão e Grupos de Trabalho. Além disso, a partir de 31 de maio de 2012, a MIN passou a ter uma estrutura independente e registrada como uma organização sem fins lucrativos, sediada em Luxemburgo. O ano de 2012 foi também o aniversário de 10 anos da MIN.
As seguradoras nacionais Bradesco Seguros e Sinaf Seguros também fazem parte dessa rede que conta com mais de 60 outras dentre seguradoras e resseguradoras internacionais. A relação completa se encontra disponível no link: www.microinsurancenetwork.org/members-by-organisations.php
Atualmente, a Rede possui três tipos de grupos para responder aos diferentes tipos de intercâmbio de informações que os próprios membros estabeleceram:
Grupos de Trabalho:
Vários membros da Rede estão trabalhando juntos em um tema ou em uma questão com base no plano anual (ou plurianual) de trabalho e o orçamento. O trabalho ou atividade se integra ao quadro estratégico 2012-2017 e ao seu plano de trabalho. Além das funções acima mencionadas, os Grupos de Trabalho também implementam projetos ou programas conjuntos. Os Grupos de Trabalhos formados no momento são:
- – Seguro Agrícola
- – Construção de Capacidades
- – Análise de Dados
- – Distribuição
- – Saúde
- – Impactos
- – Educação em Seguros
- – Desempenho
- – Regulação, Supervisão e Políticas
- – Proteção Social
- – Tecnologia
Grupos de Discussão:
Tem o objetivo de trocar experiências e reflexões sobre questões relacionadas a temas específicos sobre microsseguro. O resultado das reflexões pode ser publicado como artigos ou documentos, mas o grupo como tal não tem um projeto comum.
São os seguintes Grupos de Discussão:
- – Atuária e Microsseguro
- – Doadores/Financiadores
- – Pesquisas
Forças-Tarefa:
Os membros da Rede abordam um tópico ou um tema por meio de um projeto concreto, o qual é liderado por um núcleo principal de trabalho, que compõe a Força-Tarefa. Uma vez que o projeto tenha sido concluído, o grupo se dissolve. Além das funções acima mencionadas, o grupo Força-Tarefa também pode implementar projetos conjuntos (temporariamente). Atualmente, existe o Grupo Força-Tarefa sobre Proteção do Consumidor.
A CNseg participa nos seguintes Grupos de Trabalho sobre (a) Educação em Seguros e (b) Proteção do Consumidor.
Assembleia Geral da MicroInsurance Network -MIN
O consultor técnico, Ricardo Tavares representou a CNseg na Assembleia Geral da MicroInsurance Network de 2012, realizada no dia 9 de novembro, na cidade de Dar es Salaam, Tanzânia.
A reunião abordou os seguintes tópicos: Aprovação da Agenda, Aprovação da ata de 2011, Aprovação do Relatório Financeiro de 2011, Revisão das Atividades de 2012, Destaques para 2013 e Grupos de Trabalho, Assuntos Gerais, Conclusões e Perspectivas.
A próxima reunião será no dia 11/11/14, na cidade do México, que antecederá o 10ª Conferência Internacional de Microsseguros.
Mais informações, acesse: www.microinsurancenetwork.org
Notícias Relacionadas
« Anterior: ClimateWise The Geneva Association Próximo »