Home » Notícias » No Recife, encontro discute conceitos de desenvolvimento sustentável

abril 17, 2012

No Recife, encontro discute conceitos de desenvolvimento sustentável

Seminário “Além da Sustentabilidade” acontece no TCE, no Centro.

São explorados conceitos como o “Berço ao berço”, da economia circular

Um encontro internacional começa nesta segunda-feira (16), no Recife, para discutir mais profundamente o desenvolvimento econômico relacionado ao meio ambiente. O seminário “Além da Sustentabilidade” vai discutir novos conceitos e acontece até quarta-feira (18), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), no bairro de Santo Amaro, no centro do Recife.

Um dos conceitos discutidos no encontro será o de economia circular, dentro do chamado “Berço ao Berço”, que entende resíduos como nutrientes, e não com lixo. “Se você olhar na natureza, tudo é útil para alguma coisa. Se a gente faz parte na natureza, pode replicar isso para a indústria, que é uma atividade humana, e eliminar o conceito de resíduo. Tudo pode ser trabalhado de forma útil e produtiva. É melhor do que você focar na minimização”, esclareceu  Alexandre Fernandes, especialista no tema.

Um dos criadores do conceito, o cientista alemão Michael Braungart, vai pensar o assunto com um público de empresários, ambientalistas, funcionários públicos e sociedade civil. “É numa economia nova, que é circular, pois completa o ciclo. Temos que desenhar os produtos e os processos para depois do período de uso, para voltar a uma indústria de recuperação de matérias, fazendo a reutilização de nutrientes técnicos e biológicos”, falou Fernandes.

O encontro é organizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), com entrada gratuita. “Nós, como promotores de Justiça, precisamos difundir isso paro o público em geral. Já existe ao nosso alcance tecnologia social brasileira. A Abrampa vem discutir com a sociedade pernambucana como implementar a lei da política de resíduos sólidos a luz de uma tecnolgia limpa e inovadora”, falou Ana Rúbia Carvalho, promotora e diretora da Abrampa.

As atividades do encontro começam a partir das 13h, com a entrega de materia. Na terça-feira (17) e na quarta (18), o início está marcado para as 8h. Outras informações e a programação completa pode ser conferida no site da Abrampa.

Fonte: G1 PE

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo