O papel do setor de seguros para um sistema financeiro mais sustentável

Home » Ações CNseg, Home, Notícias » O papel do setor de seguros para um sistema financeiro mais sustentável

agosto 14, 2014

O papel do setor de seguros para um sistema financeiro mais sustentável

Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o papel do setor de seguros como investidor institucional para a economia verde, a CNseg realizou ontem, 12 de agosto, em sua sede, no Rio de Janeiro, uma reunião entre executivos da indústria e o inglês Nick Robins, diretor da Pesquisa sobre Sistema Financeiro Sustentável, elaborada pela UNEP e conduzida no Brasil pela Febraban. O documento tem o intuito de identificar regulações e legislações de cunho socioambiental no âmbito de políticas públicas, as inovações e melhoras práticas do mercado, além de oportunidades de melhorias para a canalização de investimentos pelo setor financeiro em direção a uma economia mais sustentável.

Entre os participantes do encontro, estavam o presidente do Conselho de Administração da SulAmérica, Patrick de Larragoiti Lucas; o diretor de Relações Institucionais da Febraban, Mário Sérgio Fernandes Vasconcelos, e o presidente da FenaPrevi e diretor superintendente da Itaú Vida e Previdência, Osvaldo do Nascimento. A reunião contou ainda com a presença da presidente da Comissão de Sustentabilidade da CNseg, Adriana Boscov, da diretora-executiva da CNseg, Solange Beatriz, e da superintendente de Assuntos Institucionais e do Consumidor da Confederação, Maria Elena Bidino.

Em sua apresentação, Nick Robins divulgou os principais pontos da pesquisa intitulada “Alinhamento do Sistema Financeiro ao Desenvolvimento Sustentável”. Segundo ele, a economia global enfrenta um desafio significativo quanto ao financiamento para o desenvolvimento sustentável e que reformas no sistema financeiro podem ser parte da solução para mobilizar capital. “Este é um momento de oportunidade para fomentar a inovação financeira para uma sustentabilidade de longo prazo. O objetivo é estimular diálogos entre os países e mapear as práticas existentes. Queremos entender as expectativas e formas de atuação do setor de seguros brasileiro e inserir o Brasil nas discussões políticas internacionais”, afirmou.

Para Adriana Boscov, cada vez mais é perceptível a importância da participação do setor de seguros em discussões como estas. “A UNEP sempre teve um foco grande no segmento de bancos e assets managements. Estamos colocando os membros do PSI à disposição para contribuir com informações relevantes para esta pesquisa. As seguradoras têm um papel importante nessas questões, que deve ser revisto, estudado, para saber quais as iniciativas que devemos colocar em prática em prol de uma economia mais verde”, comentou.

>> Leia o relatório de Nick Robins

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo