Empresas precisam fazer mais que apenas cumprir a legislação ambiental

Home » Notícias » Empresas precisam fazer mais que apenas cumprir a legislação ambiental

setembro 8, 2014

Empresas precisam fazer mais que apenas cumprir a legislação ambiental

Em visita ao Brasil para acompanhar uma ação de marketing no interior de São Paulo, o holandês Paul Polman, presidente da multinacional Unilever, concedeu entrevista à Revista Veja, anunciando que pretende dobrar o tamanho da companhia até 2020 e, ao mesmo tempo, reduzir pela metade a emissão de gases causadores do efeito estufa. O esforço inclui, entre outras medidas, a menor produção de lixo e o maior uso de energia hidrelétrica.

Desde que assumiu o cargo, em 2009,o presidente da Unilever já conseguiu aumentar de 10% para 48% a parcela das matérias primas de origem sustentável, pretendendo chegar a 100% quando conseguir adaptar toda a cadeia de fornecedores. Como exemplo, ele cita o caso do chá vendido pela empresa, que é cultivado nas montanhas próximas ao Mar Negro, geralmente por mulheres humildes, que tratavam a planta de forma errada. Com a realização de um programa de apoio à comunidade, elas conseguiram aumentar a produção e reduzir o uso de pesticidas e água no cultivo

Para Polman, não basta que as empresas apenas cumpram o que manda a legislação ambiental ou façam alguma ação pontual de sustentabilidade, devendo colaborar no enfrentamento dos grandes problemas da sociedade, como a pobreza, as mudanças climáticas e os direitos humanos, questões de tão grande dimensão que os governos não conseguem lidar sozinhos.

Em relação à organização funcional, Polman não acredita na eficácia de equipes específicas nas empresas para tratar de sustentabilidade. Para ele, o assunto deve ser tratado em todo o negócio, com os executivos incorporando a questão de modo estratégico. “Somente quando todos mudam sua maneira de pensar é que conseguimos fazer as transformações que queremos e que necessitamos”.

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo