Home » Artigos, Mudanças Climáticas, Notícias » A cada 100 litros de água, 40 são desperdiçados no Brasil

setembro 24, 2014

A cada 100 litros de água, 40 são desperdiçados no Brasil

Os jornais de hoje, dia 24, informam que, pela primeira vez na história, a nascente do Rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, está completamente seca.

Há três dias, os jornais também informaram que o reservatório da Cantareira, em São Paulo, atingiu um record histórico negativo, com um volume de água de apenas 8,1% da capacidade do reservatório.

A crise no abastecimento de água é um problema mundial que há tempos vem sendo apontado por ambientalistas e outras autoridades preocupadas com o tema, mas sem que os gestores brasileiros responsáveis tomem as devidas medidas necessárias.

Levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que algumas capitais brasileiras chegam a desperdiçar mais de 70% da água tratada para consumo, como é o caso de Macapá (AP). Até mesmo São Paulo, uma das maiores metrópoles do planeta e que vem sofrendo com o longo período de seca, desperdiça 36% da água tratada. Já o Estado do Rio de Janeiro possui cinco cidades no ranking das vinte que mais desperdiçam água no Brasil, fazendo com que 54% da água que sai das estações de tratamento da CEDAE se perca,

De acordo com o relatório do SNIS, o saneamento básico é uma das áreas mais atrasadas da infraestrutura nacional, com casos de vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medição incorreta que geram, em média, um desperdício de 37,57%.

Enquanto isso, outros países já dedicam ao problema a devida atenção, como é o caso de Cingapura, que tem um sistema que consegue captar para utilização 60% da água da chuva, pretendendo chegar em breve a 90%, segundo informou em entrevista para o jornal O Globo de hoje, o urbanista Liu Thai Ker, que esteve 20 anos à frente da Autoridade de Desenvolvimento Urbano de Cingapura e está de passagem pelo Brasil para participar do Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo (ArqFuturo), que acontece em São Paulo.

Tags: , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo