EUA e China firmam acordo para reduzir emissões de gases do efeito estufa

Home » Mudanças Climáticas, Notícias » EUA e China firmam acordo para reduzir emissões de gases do efeito estufa

novembro 12, 2014

EUA e China firmam acordo para reduzir emissões de gases do efeito estufa

Os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Xi Jinping, da China, assinaram nesta quarta-feira, dia 12, em Pequim, durante o Fórum de Cooperação Econômica da Ásia pacífico (Apec), um acordo bilateral para reduzirem as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera.

Pelo acordo, os EUA se comprometeram em cortar entre 26% e 28% das emissões de gases até 2025, enquanto os chineses prometeram atingir um teto para suas emissões em torno do ano de 2030, com a intenção de tentar fazê-lo um pouco mais cedo.

Segundo presidente chinês, até lá, 20% da energia produzida no país vai ter origem em fontes limpas e renováveis.

O acordo pretende promover um pacto em nível global, visando a Conferência sobre Mudança Climática, que acontecerá em Paris no ano que vem.

Juntos, Estados Unidos e China são responsáveis por 45% das emissões totais de CO2, um dos principais gases responsáveis pelo aquecimento global.

Nas negociações sobre o clima, a China defende, em nome do desenvolvimento econômico, que os países mais desenvolvidos devem reduzir de maneira mais expressiva suas emissões.

Em 2 de novembro, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) divulgou o mais recente relatório sobre mudança climática, alertando que os danos causados por estas mudanças poderão ser irreversíveis, mas ainda há formas de evitá-los.

Segundo o documento, o uso sem restrições de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás), deve ser suspenso até o ano de 2100 se o mundo quiser evitar uma mudança climática perigosa.

“Há um mito de que a ação para o clima custa muito, mas a falta de ação vai custar muito mais”, disse Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

Tags: , , , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo