Home » Mudanças Climáticas, Notícias » Brasil impõe condições para discutir sobre economia verde na RIO+20

abril 24, 2012

Brasil impõe condições para discutir sobre economia verde na RIO+20

O governo brasileiro colocou algumas condições para debater os conceitos de economia verde, durante a Rio+20, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro. Para os representantes do governo brasileiro na reunião, o tema só pode ser debatido se for dentro de um contexto de inclusão social e de redução da pobreza.

A declaração foi dada na última terça-feira, 24, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Ele acredita que a posição do governo, reflete a preocupação dos brasileiros, de que essas questões, se não discutidas da maneira correta, podem facilitar aos países desenvolvidos a imposição de medidas econômicas protecionistas.

Para o ministro, o Brasil não tem problemas de negociar e debater as questões de economia verde, desde que essas questões estejam envolvidas com ações de redução de pobreza e miséria, inclusão social, redução da emissão de carbono e preservação dos recursos naturais estratégicos. Somente dessa forma, os conceitos de economia verde e desenvolvimento sustentável, discutidos durante o evento poderão ser postos em prática de maneira satisfatória.

O conceito de economia verde é um dos principais temas, entre os que serão debatidos, durante a Rio+20. Apesar disso, o tema ainda não é consenso entre os participantes da conferência. Para o governo brasileiro, o principal empecilho para a definição do tema, é a desconfiança dos países em desenvolvimento, que esses conceitos criem brechas para os países desenvolvidos criem barreiras comerciais e imposições de padrões tecnológicos e pré-condições para receber ajuda externa.

Link: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/04/24/brasil-impoe-condicoes-para-discutir-economia-verde-na-rio20/

Fonte: Jornal do Brasil

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo