Encontro em Lima reune representantes de 190 países em busca de acordo sobre o clima

Home » Home, Mudanças Climáticas, Notícias, realizados » Encontro em Lima reune representantes de 190 países em busca de acordo sobre o clima

janeiro 5, 2015

Encontro em Lima reune representantes de 190 países em busca de acordo sobre o clima

Representantes de mais de 190 países se reuniram em Lima, no Peru, entre os dias 1 e 12 de dezembro de 2014, com o objetivo de obter um rascunho inicial para a criação de um novo acordo global visando à redução das emissões de gases de efeito estufa. O novo protocolo deve ser assinado em 2015 e entrará em vigor em 2020, substituindo o Protocolo de Quioto.

O documento aprovado durante a Conferência atribui maior responsabilidade para os países desenvolvidos em comparação aos em desenvolvimento, contemplando ações que contenham o aumento da temperatura do planeta e, com isso, impeçam os efeitos das mudanças climáticas.

Três focos diferentes de negociação são mencionados no texto: (1) a criação de medidas para conter o aquecimento global; (2) a determinação de uma metodologia a ser seguida na formulação das metas de redução de emissões; e (3) o encorajamento da tomada de iniciativas dos países desenvolvidos para mitigação da polução entre 2015 e 2020.

Segundo o embaixador brasileiro José Antonio Marcondes, representante na Conferência, a proposta “não é ideal, mas está equilibrada” e o texto de Lima inclui o financiamento, a capacitação e o fornecimento de tecnologias dentre as obrigações dos países desenvolvidos no sentido de proporcionar assistência às nações em desenvolvimento.

A íntegra do documento, em inglês, pode ser acessado clicando aqui.

Tags: , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo