Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres

Home » a realizar, Eventos, Home, Mudanças Climáticas, Notícias » Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres

janeiro 12, 2015

Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres

A Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, que será realizada na cidade japonesa de Sendai, de 14 a 18 de março, deverá atrair até 8 mil delegados credenciados de governos, da sociedade civil e do mundo empresarial.

A conferência deverá adotar uma versão atualizada do primeiro modelo mundial compreensivo para reduzir risco, o Marco de Ação de Hyogo (MAH), acordado em 2005, após o tsunami do Oceano Índico.

Também se espera que um público de até 40 mil pessoas compareça aos locais de conferência para assistir eventos paralelos organizados por ONGs e organizações da sociedade civil.

A vasta gama de questões que serão debatidas e discutidas ao longo dos cinco dias da conferência vão desde as lições de mega-catástrofes, incluindo terremotos e tsunamis, até a redução do risco de pandemias como o Ebola e a gripe aviária.

Crianças e jovens de todo o mundo se reunirão em uma sessão intitulada “Não decida o meu futuro sem mim”. Outros eventos abordarão o papel das empresas e do setor privado para reduzir as perdas econômicas dos desastres.

Antes do evento em Sendai, entretanto,os delegados de dezenas de países se reunem em Genebra, de hoje, dia 12, a 16 de janeiro, para dar os últimos retoques no documento que estará sobre a mesa no Japão. O acordo irá traçar o caminho global para a próxima década, abordando questões como o crescimento da população, a rápida urbanização, mudanças climáticas, entre outros temas.

Os debates em Genebra também devem incluir questões como metas e compromissos para a redução da mortalidade, desastres e de prejuízos financeiros, que chegaram a US $ 190 bilhões nos últimos 10 anos. Outras temas abordados incluem o estímulo da cooperação bilateral, regional e internacional na área de redução de riscos, assegurando o envolvimento de todos os atores, bem como promover a resiliência a choques.

Entre os objetivos fundamentais do MAH também  estão a melhoria da compreensão do risco em todas as suas formas, seja em comunidades, no setor privado, governos locais e nacionais, bem como em nível regional. Além disso, a conferência deverá abordar a melhor forma de aproveitar o poder da base comunitária do conhecimento, da ciência e da tecnologia para reduzir o risco; permitir que os sistemas de alerta alcancem todos os afetados e resulte em ação; e garantir que os países que tem mais necessidade e vulneráveis são capazes de implementar o marco.

A Conferência Mundial também vem em um momento único, uma vez que é a primeira das três reuniões internacionais de alto nível, com todos perseguindo o mesmo objetivo: tornar o desenvolvimento sustentável.

A agenda da Conferência Mundial está disponível no site da WCDRR.

Para mais detalhes sobre as negociações da próxima semana, por favor, visite: www.wcdrr.org/preparatory/negotiations

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo