Crescem os esforços por soluções baratas e portáteis para tratamento de água

Home » Home, Notícias » Crescem os esforços por soluções baratas e portáteis para tratamento de água

janeiro 27, 2015

Crescem os esforços por soluções baratas e portáteis para tratamento de água

Recentemente, um vídeo de Bill Gates tomando um copo de água correu o mundo. A água, apesar de pura e límpida, foi originada do esgoto, processada por uma usina chamada de Janicki OmniProcessor, construída com ajuda dos recursos da Fundação Bill & Milinda Gates.

omni

Com capacidade para gerar 10.800 litros de água pura por dia e 100kw de eletricidade, originada da queima das partes sólidas do esgoto, o modelo S100 tem um custo de U$1,5 milhões. Já o modelo S200 poderá atender a uma comunidade de até 100 mil pessoas, gerando 86 mil litros de água por dia e de 250kw de eletricidade.

Em um planeta onde a metade da população não têm acesso ao saneamento básico e a água limpa é um recurso cada vez mais raro e precioso, inacessível a quase 900 milhões, o Janicki OmniProcessor promete ser um alento, principalmente às populações carentes, tanto que a primeira localidade a receber a usina será Dakar, no Senegal, onde o aparelho será testado a partir de fevereiro.

Assista o vídeo sobre o Omni Processor

Mas essa não é a única iniciativa em busca de soluções acessíveis para o tratamento de água. Mais portátil e também autossustentável, por meio de energia solar, o Desolenator é capaz de tratar diariamente, a um baixo custo, 15 litros de água do mar, tornando-a própria para a ingestão.

Desolenator

O projeto do Desolenator, ainda em fase de desenvolvimento, está no IndieGoGo, site de financiamento coletivo, já tendo recebido mais de U$150 mil.

Assista o vídeo sobre o Desolenator

Em março de 2014, Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou relatório prevendo que, em 2030, a necessidade de água para a população global será 40% maior. A atual falta de água enfrentada pela Região Sudeste brasileira deixa claro que esse já é um problema do nosso presente, reforçando a necessidade de busca de alternativas, como o Janicki OmniProcessor e o Desolenator.

Tags: , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo