Seguros Unimed apresenta Relatório de Sustentabilidade

Home » Ações Mercado, Notícias, Relatórios » Seguros Unimed apresenta Relatório de Sustentabilidade

março 4, 2015

Seguros Unimed apresenta Relatório de Sustentabilidade

No ano de 2014, a Seguros Unimed concentrou os seus esforços na ampliação do Programa Atitude Sustentável, que foi implantado na companhia há mais de quatro anos e visa a estimular o consumo consciente da água, energia e também do papel entre o time de trabalho da seguradora. A iniciativa incentiva a redução mensal no consumo de água e energia, em 5%, e do número de impressões, em 25%. Os resultados demonstram o alto índice de engajamento dos colaboradores: são 26% de economia de água e 12% de energia, por colaborador, e mais de 6 milhões de folhas de papel que deixaram de ser impressas – considerando o tempo de existência do programa.

Os dois edifícios que abrigam a sua matriz, em São Paulo, também contam com recursos sustentáveis em suas instalações, como o abastecimento por poço artesiano; cisterna para armazenamento de água da chuva para reuso na limpeza e jardinagem; equipamentos mais eficientes para evitar o desperdício de água e energia, como torneiras automáticas com sensores e redutores de pressão; sistema de ar-condicionado Set Free; lâmpadas fluorescentes e refletores de alumínio anodizado.

Com essas iniciativas, as mudanças nos padrões de consumo acaba por atingir a todos os colaboradores da empresa, que levaram atitudes simples de consumo consciente para as próprias residências.

Ainda com relação às ações com foco no ambiental, a Seguros Unimed realiza, desde 2010, um inventário de suas emissões indiretas de CO2 (concentradas, em sua maioria, no transporte de colaboradores) e – para minimizar os impactos ao meio ambiente – reduziu o número de viagens aéreas e incentivou a carona solidária durante todo o ano de 2014.

Além disso, como as carteirinhas de seguro saúde são um recurso fundamental dos negócios da seguradora, houve a continuidade ao Projeto Reciclo, que promove junto aos clientes e à comunidade como um todo o descarte correto das suas carteirinhas (do seguro saúde ou outros cartões, como os de banco) inutilizadas em PVC. A ação contempla a máquina Papa Cartão – localizada no prédio que abriga a matriz da Seguros Unimed e nas estações Paraíso e Consolação do metrô de São Paulo, além do Shopping Continental. Há, ainda, uma mini Papa Cartão itinerante que chega, através dos corretores parceiros, aos clientes da Seguros Unimed. A Papa Cartão tritura as carteirinhas para que, posteriormente, sejam transformadas em brindes reciclados (como cadernos, porta-copos e porta-retratos).

Em 2014, foram 350 mil cartões coletados. O número foi significante e a visibilidade do projeto, no período, também. Tanto que a Papa Cartão marcou presença nas apresentações da peça “Como fazer um mundo melhor”, que levou questões de educação ambiental a 10 escolas de comunidades paulistas, beneficiando mais de 1.200 crianças.

Sustentabilidade como estratégia do negócio

A Seguros Unimed considera a sustentabilidade como parte fundamental de sua estratégia empresarial. Por isso, em 2014, a partir de um Diagnóstico de Sustentabilidade, as lideranças da companhia identificaram os riscos e oportunidades da seguradora, tendo a sustentabilidade como foco e priorizando as melhores práticas do setor.

Foram utilizados como norteadores desta discussão os compromissos: Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) – estabelecidos pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI) – e o Modelo de Excelência de Gestão, estabelecido pela Fundação Nacional da Qualidade com o objetivo de orientar uma boa gestão. Estas referências já eram utilizadas pela empresa, mas exerceram maior peso no planejamento do último ano.

Os esforços da seguradora nos próximos anos terão como foco cinco temas definidos na revisão de sua Matriz de Materialidade e que terão prioridade no Planejamento Estratégico 2015: Qualidade do Serviço e Atendimento, Inovação de Produtos e Serviços Responsáveis, Educação e Comunicação para Clientes, Gestão da Cadeia de Valor, Gestão da Operação Direta e Segurança e Privacidade de Dados de Clientes.

A Seguros Unimed também deu continuidade ao seu programa de voluntariado, chamado Vida Sustentável, beneficiando 2.058 pessoas (entre adultos e crianças) do Lar das Crianças da Congregação Israelita Paulista.

Só no ano passado, foram 220 colaboradores que se voluntariaram para o programa, que promoveu boas discussões sobre saúde, qualidade de vida, preservação ambiental e sustentabilidade econômica na entidade.

Além disso, um mutirão do bem levou o ‘Dia de Fazer a Diferença’ a instituições de diversas capitais brasileiras para a realização de serviços de jardinagem, pintura e reformas em geral.

>> Confira a página de sustentabilidade da Unimed e seu relatório de sustentabilidade clicando aqui

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo