Suécia promove desafio sobre mobilidade no Rio de Janeiro

Home » Notícias » Suécia promove desafio sobre mobilidade no Rio de Janeiro

maio 29, 2015

Suécia promove desafio sobre mobilidade no Rio de Janeiro

A Embaixada da Suécia, o Swedish Institute e o Munktell Science Park e o Fundo Verde da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ buscam brasileiros inovadores e que tenham sugestões de como lidar com a mobilidade urbana. O Smart Living Challenge, desafio mundial organizado pelo Swedish Institute e seus parceiros, desembarca novamente no Brasil com o intuito de desenvolver um projeto que será aplicado na Cidade Universitária da UFRJ, visando a sustentabilidade das cidades.

“O alto nível de empreendedorismo entre os jovens aliado às demandas existentes no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro na área de mobilidade resultam num ambiente propício para viabilizarmos, novamente, esse desafio no país. O nosso grande intuito é apoiar ações que inovem a forma como as pessoas se relacionam com seu entorno por meio de projetos de baixo custo e alto impacto no dia a dia de todos”, afirma Per-Arne Hjelmborn, Embaixador da Suécia no Brasil.

Smart Living Challenge foi criado com o objetivo de incentivar discussões e desenvolvimento de projetos sob três grandes temas: Transporte (Move), Alimentação (Eat) e Moradia (Live). Em 2015, três países participam desse desafio: o Brasil focará no tema Transporte; a Sérvia desenvolverá o de Moradia; e a Zâmbia o de Alimentação.

A Cidade Universitária da UFRJ, no Rio de Janeiro, é a cidade escolhida para o projeto-piloto ligado ao tema ‘Move’. Com o mote “From ideas to making it happen” (De ideias para a realidade, em tradução livre) o desafio, se bem-sucedido em sua aplicação, pode vir a ser ampliado para o Rio de Janeiro ou para qualquer outro lugar do mundo. Além disso, o projeto será exibido durante a COP21, a ser realizada em Paris, França, no final do ano.

O intuito é reunir estudantes de graduação, professores do ensino superior e jovens profissionais das mais diversas áreas do conhecimento, que tenham espírito inovador e ideias criativas, para trabalharem a questão da mobilidade sustentável dentro da UFRJ.

Alunos provenientes de outras universidades, bem como jovens profissionais, poderão se inscrever até 31 de maio enviando seu interesse de participação à comissão organizadora do evento. Embora o desafio seja aberto a participantes de todo o Brasil, um importante pré-requisito é a disponibilidade para realizar encontros semanais presenciais no Rio de Janeiro durante o período do projeto, três meses. Também é necessário a fluência na língua inglesa.

Os interessados no desafio devem enviar um e-mail para Leandro.rocha@gov.se, com os seguintes tópicos: breve background acadêmico e profissional, sua motivação para se inscrever no desafio e sugestão de ideia para o projeto de mobilidade para a Cidade Universitária da UFRJ (em aproximadamente 15 linhas) e dados de contato, como telefone e e-mail.

Um júri composto por profissionais como arquitetos, empreendedores, professores e membros da Embaixada da Suécia e do Fundo Verde da UFRJ julgarão as melhores ideias e perfis de aplicantes. Serão seis os escolhidos que, durante três meses, irão desenvolver um projeto em conjunto, sob a tutoria de facilitadores da Hyper Island.

Evento de lançamento e Workshops

O evento de anúncio dos seis escolhidos para realização do projeto ocorrerá em 09 de junho, às 10 horas, no Auditório Parque Tecnológico da UFRJ, e será aberta ao público. A cerimônia trará os vencedores do Smart Living Challente 2014, projeto Bicicletaria Cultural, e a ONG Transporte Ativo, que promoverão uma discussão sobre mobilidade inteligente e sustentável e seus desafios.

Durante 11 semanas serão realizadas dois workshops presenciais e conferências semanais por Skype com a Hyper Island, com a Cykelfrämjandet (The Swedish Cycle Advocacy Association), participantes do documentário ‘Bikes vs. Cars’, empreendedores e especialistas ligados a área de mobilidade, a fim de auxiliar o Smart Living Challenge Team a desenvolverem esse trabalho.

Na primeira semana de setembro acontecerá a cerimônia de encerramento do desafio, haverá premiações, e o projeto será apresentado a comissão organizadora no Brasil (Embaixada da Suécia e Fundo Verde-UFRJ) e enviado para a o Swedish Institute (S.i.), na Suécia, para ser preparado para exposição na COP21, em Paris, dezembro 2015.

Mais informações: Leandro.rocha@gov.se / www.smartlivingchallenge.com

Matéria de Paulo Lima, publicada originalmente na Revista Plurale

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo