Começa o Festival Internacional do Audiovisual Ambiental

Home » a realizar, Eventos, Notícias » Começa o Festival Internacional do Audiovisual Ambiental

agosto 27, 2015

Começa o Festival Internacional do Audiovisual Ambiental

Começa hoje, 27 de agosto, no Rio de Janeiro, a quinta edição do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental (Filmambiente). Com 65 produções do cinema mundial sobre questões ligadas ao meio ambiente, o festival contará com exibições gratuitas em toda a cidade, nos cinemas Espaço Itau de Cinema, em Botafogo, e Oi Futuro Ipanema; no Museu do Meio Ambiente, no Jardim Botânico; e nas oito Naves do Conhecimento espalhadas pela Zona Norte e nas periferias do Rio.

Pela primeira vez desde a criação do festival, em 2011, também serão realizadas sessões especiais para escolas durante toda a semana, na parte da manhã e tarde.

“Nossa intenção é escolher os melhores filmes ambientais ano a ano. Percebemos que a cada edição a qualidade das produções e o número de obras sobre essa temática só aumenta, alcançando, inclusive, o interesse de grandes cineastas do cinema tradicional”,  afirma Suzana Amado, diretora do Filmambiente.

De acordo com a organizadora, também é possível notar uma evolução nas abordagens dos filmes com foco ambiental. “Inicialmente, percebemos que essas produções eram feitas principalmente por ativistas, e tinham uma abordagem muito de denúncia. Agora, vemos filmes mais conceituais surgindo, com foco em personagens e questões pouco abordadas, como a situação da África”.

Entre os destaques da programação deste ano, estão os filmes “Crescimento sagrado”, da diretora francesa Marie-Monique Robin, que abre o festival; “Big Men”, de Rachel Boynton, e produzido pelo astro Brad Pitt; “Ame sua natureza”, de Sylvie Rokab; “A tragédia do lixo eletrônico”, de Cosima Dannoritzer; e “Vive la France”, de Helgi Felixson e Titti Johnson.

A programação completa do Filmambiente, que vai até o dia 3 de setembro, pode ser encontrada no site www.filmambiente.com.

Tags: , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo