ONG californiana oferece banho à população de rua em ônibus adaptados

Home » Ações, Notícias, Programas » ONG californiana oferece banho à população de rua em ônibus adaptados

novembro 13, 2015

ONG californiana oferece banho à população de rua em ônibus adaptados

Imagine não poder tomar um banho na hora em que você precisa? Mais de 3.500 pessoas na cidade de São Francisco-EUA enfrentam esse problema diariamente. As perguntas abrem o vídeo da Lave Mae (lavamae.org), ONG americana, da cidade californiana, que pretende transformar ônibus antigos em banheiros com chuveiros com água quente para atender à população de rua. A prefeitura da cidade tradicionalmente oferece abrigos aos homeless, mas que só funcionam de 19 às 7 horas, impossibilitando uma boa higiene pessoal. Pesquisa já havia identificado que a baixa autoestima de muitos moradores de rua por causa da sujeira e odor os impediam de procurar emprego, situação que os mantinham nessa condição de vulnerabilidade. Os ônibus, veículos aposentados da frota municipal, são doados à ONG e passam por reforma, financiada por doações, para abrigar dois toiletes completos, com capacidade para atender a cerca de 40 pessoas por dia. A água vem dos hidrantes e a luz, dos postes. Os ônibus também estão isentos de pagar os parquímetros. A mão de obra vem de voluntários.

Para viabilizar o projeto, sua idealizadora, Doniece Sandoval, fundadora da Lava Mae, estabeleceu parceria com outra ONG que já oferecia atendimento à população de rua, beneficiando-se dessa expertise. “Asseio traz dignidade e dignidade traz oportunidades”, é no que acreditam.

Conceito simples, relativamente barato de viabilizar, mas com grande capacidade de transformação na vida de muito gente. Os ônibus, pintados com a marca do projeto, poderiam, em uma versão brasileira, trazer a marca do projeto social de alguma instituição privada, gerando grande visibilidade positiva, principalmente se bem trabalhado nas redes sociais.

Assista abaixo o vídeo do projeto:

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo