Home » Notícias » Guia orienta empresas a contribuírem com as novas metas da ONU

dezembro 4, 2015

Guia orienta empresas a contribuírem com as novas metas da ONU

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Global Reporting Initiative (GRI) e a Rede Brasileira do Pacto Global lançaram no Brasil o Guia dos ODS para as empresas. Com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro –, a publicação explica como os ODS afetam os negócios das empresas e oferece as ferramentas e o conhecimento necessários para colocar a sustentabilidade no centro de suas estratégias.

Com cinco passos – Entendendo os ODS, Definindo prioridades, Estabelecendo metas, Integração e Relato e comunicação –, a publicação auxilia as empresas a maximizar sua contribuição para os ODS e minimizar os impactos negativos, orientando suas estratégias para criar negócios sustentáveis e reduzir riscos. Originalmente intitulada SDG Compass, a publicação foi traduzida para atender as demandas do mercado brasileiro e está disponível no site do Pacto Global (www.pactoglobal.org.br) e do CEBDS (www.cebds.org).

De acordo com o Guia, os ODS apresentam uma oportunidade para que mecanismos e tecnologias sejam elaborados para tratar dos maiores desafios mundiais de desenvolvimento sustentável. “O guia tem uma importância ferramental, pois traduz uma agenda importante como a dos ODS para a criação de estratégias de negócios. E com a esfera de influência das organizações, contribuirá para o desenvolvimento de parcerias colaborativas”, destaca o presidente da Rede Brasileira do Pacto Global, André Oliveira.

O Guia os ODS para as Empresas também orienta sobre o redirecionamento dos fluxos de investimento, para que as organizações atendam às demandas de inovação do mercado e utilizem os recursos de forma mais eficiente. “Esse estudo ajudará as empresas a aplicar os ODS em suas atividades, de acordo com seus objetivos estratégicos. Esperamos, assim, contribuir para o desenvolvimento de negócios cada vez mais sustentáveis tanto em termos da perenidade do business quanto do ambiente em que vivemos”, afirma Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Link da publicação: http://cebds.org/wp-content/uploads/2015/11/Guia-dos-ODS.pdf 

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ou Agenda 2030 – foram criados pela ONU como uma alternativa para acabar com a pobreza extrema e a desigualdade e proteger o planeta nos próximos 15 anos. Eles são de natureza global, mas dependem de implementação regional – com participação ativa de governos, da sociedade civil e do setor privado – para ter sucesso. Confira a lista com os 17 ODS:

  • Objetivo 1:  Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • Objetivo 2:  Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  • Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
  • Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  • Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • Objetivo 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
  • Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  • Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo