Home » Mudanças Climáticas, Notícias » Brasil está muito cauteloso nas negociações da cúpula da RIO+20, diz organizador da Conferência

maio 8, 2012

Brasil está muito cauteloso nas negociações da cúpula da RIO+20, diz organizador da Conferência

Em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, o coordenador da Rio+20 e ex-ministro do meio ambiente francês, Brice Lalonde, acredita que o governo brasileiro está muito cauteloso nas discussões do documento que regerá o encontro de sustentabilidade, que acontecerá em junho, no Rio de Janeiro. Para ele, o Brasil precisa apresentar propostas mais concretas, e não ficar como mero espectador das discussões. Saiba mais.

Lalonde afirma que o Brasil, como País sede do evento, deveria estar mais disposto e aberto as negociações, juntamente com os outros países. No entanto, não é isso que Brice percebe. Segundo ele, o Brasil, assim como alguns outros países envolvidos na conferência, está muito sonolento, quando o assunto é a definição de um documento para direcionar as discussões da Rio+20, o que dificulta a resolução final do documento.

Lalonde afirma que o processo de elaboração do documento oficial da conferência ainda está muito longe de uma definição e que é provável que as nações envolvidas, não cheguem a um consenso a tempo da Rio+20, transformando o encontro em um desfile de chefes de estado, que não conseguiram resolver nada em tempo hábil. Para ele, os riscos da Rio+20 se tornar apenas um encontro de chefes de estado, ou uma extensão da Eco92, sem a aprovação de ações concretas, são enormes.

Brice também fala sobre a redação do Código Florestal brasileiro, que está sendo votado na Câmara, mas que vem sendo objeto de discórdia entre políticos e ambientalistas. Para Lalonde, a votação do Código da maneira como foi redigida é um contrasenso à imagem de país sustentável que o Brasil tenta passar para a comunidade internacional, e que deve ser redigida e rediscutida de maneira urgente.

Leia a entrevista completa em: http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1087094-brasil-esta-cauteloso-demais-nas-negociacoes-da-cupula-diz-coordenador-da-conferencia.shtml

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo