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maio 31, 2012

Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga

Sustentabilidade é tema de Prêmio de Inovação em Seguros

No ano da Rio+20 e  do lançamento dos  Princípios para Sustentabilidade em Seguros, mercado segurador mostra iniciativas do setor para proteger o planeta

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A 2ª edição do Prêmio de Inovação em Seguros Antonio Carlos de Almeida Braga 2012, criado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) será lançada no Rio de Janeiro na próxima terça-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi especialmente escolhida porque, este ano, o foco da premiação será a Sustentabilidade.

O ano de 2012, marcado pela realização da Rio+20, também é o ano da Sustentabilidade para o mercado segurador, levando em conta a relação direta da atividade seguradora com o desenvolvimento sustentável, uma vez que atua na prevenção e no gerenciamento de riscos.

Não é por acaso que desde 2009, a CNseg é signatária do Protocolo do Seguro Verde, convênio firmado junto ao Ministério do Meio Ambiente que trata da participação do setor na defesa de atitudes que levem em conta a proteção do planeta. Essa atenção voltada para a questão da sustentabilidade é uma realidade para o setor de seguros. Algumas seguradoras já utilizam nas suas tomadas de decisão os princípios do Protocolo.

Também em junho o Brasil será sede do 48.º Seminário Anual da IIS (International Insurance Society), que reunirá profissionais e executivos do setor de seguros, representantes de órgãos reguladores e especialistas de instituições de ensino de todo o mundo, para debater sobre sustentabilidade e inovação em mercados emergentes.  Na oportunidade serão lançados os Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros, uma iniciativa de seguradores internacionais membros do UNEP FI (United Nations Environment Programme Financial Initiative, órgão ligado a ONU).

Práticas Sustentáveis – A 2ª edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros vai premiar as iniciativas do setor voltadas para a sustentabilidade, onde serão observadas questões ambientais, sociais e de governança (ASG) que sejam relevantes para o negócio de seguros.

De acordo com Jorge Hilário Gouvêa Vieira, presidente da CNseg, o mercado segurador deve utilizar sua experiência em neutralizar e mensurar riscos para alertar a sociedade sobre as atuais mudanças ambientais que afetam o planeta. “Podemos ser preciosos disseminadores de informações e novas práticas. Esse é o grande foco da segunda edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga, mostrar à sociedade que não estamos apenas testemunhando a maior crise ambiental da história da humanidade, estamos agindo e pensando nas novas gerações”.

Na opinião de Solange Beatriz Palheiro Mendes, diretora-executiva da CNseg, o grande desafio de um prêmio focado na inovação e sustentabilidade é tornar essas práticas de excelência conhecidas, para que permeiem de forma pragmática toda a cadeia do mercado segurador. “É uma forma de fortalecer nossa cultura de gerenciamento do risco e influenciar no comportamento de nossos colaboradores, parceiros de negócios e da sociedade em geral”.

Palestra – Durante a cerimônia de lançamento do Prêmio, o tema da sustentabilidade será reforçado na palestra do professor Daniel Castro, autor do livro ‘Reciclagem e Sustentabilidade na Indústria Automobilística’. A publicação amplia as discussões sobre a maneira como a reciclagem de veículos, no final de sua vida útil, pode ser a chave para o progresso sustentável do setor. “E isso está diretamente ligado ao setor de seguros. É uma garantia de vida útil para o veiculo e de evitar a venda ilegal de suas peças sobressalentes”, afirma Castro.

Inovação – O Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros foi lançado em 2011 pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), visando reconhecer o trabalho dos securitários e corretores, que contribuem para a inovação no mercado. Os responsáveis pelos cases vencedores (1º, 2º e 3º lugares) receberão troféus e prêmios em dinheiro nos valores de R$ 15 mil, R$ 10 mil e R$ 5 mil.

O objetivo da premiação é estimular o desenvolvimento do setor e o aprimoramento das relações com o consumidor a partir da adoção de ideias inovadoras referentes a produtos e comunicação, além de apoiar as iniciativas que vão delinear o perfil do mercado segurador no futuro.

As inscrições podem ser feitas de 5 de junho a 5 de agosto pelo no endereço eletrônico www.premioseguro2012.com.br

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