Home » Ações, Notícias » BM&FBOVESPA lança a segunda edição do Guia de Sustentabilidade Novo Valor

setembro 13, 2016

BM&FBOVESPA lança a segunda edição do Guia de Sustentabilidade Novo Valor

São Paulo, 09 de setembro de 2016 – A BM&FBOVESPA lança a segunda edição do Guia de Sustentabilidade Novo Valor – Sustentabilidade nas Empresas: Como Começar, Quem Envolver e o Que Priorizar, alinhada com indicadores de sustentabilidade internacionais de entidades como a Sustainable Stock Exchanges (SSE)*, Federação Mundial de Bolsas (WFE, na sigla em inglês), Global Reporting Initiative (GRI) e Corporate Knights Capital. O novo guia é uma evolução de sua primeira edição, lançada em 2011. Além disso, em abril desse ano a Bolsa lançou uma adaptação do Guia Novo Valor para empresas de capital fechado, a fim de estimular estas companhias a refletirem e adotarem boas práticas de sustentabilidade em seus negócios.

O Guia Novo Valor – disponível aqui e comversão em inglês prevista para o final de setembro – também apresenta linha do tempo com a evolução do conceito de desenvolvimento da sustentabilidade no meio empresarial, com a recomendação de 13 passos rumo à sustentabilidade. Além disso, a nova edição tem o prefácio escrito por Fiona Reynolds, diretora geral da iniciativa Princípios para o Investimento Responsável da ONU (PRI, na sigla em inglês).

O lançamento da segunda edição do Guia Novo Valor está no contexto da campanha ESG Guidance Campaign, da SSE, que começou no início do ano para incentivar as Bolsas de Valores do mundo a criarem guias de sustentabilidade para suas empresas listadas e, assim, fomentar a transparência de informações ESG (Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa) em seus mercados. Segundo dados da SSE, somente neste ano, houve um aumento de 11 para 15 do número de bolsas que já possuem guias de sustentabilidade e outras 23 Bolsas de Valores se comprometeram a publicá-los até o final de 2016.

Relevância global

Dada a importância da transparência de informações de sustentabilidade pelas companhias listadas em Bolsa, a Sustainable Stock Exchanges reiterou a necessidade da campanha ESG Guidance Campaign durante o evento bianual SSE Global Dialogue, que reuniu em Singapura, nesta semana, as principais Bolsas de Valores do mundo para discutir sustentabilidade no mercado de capitais.

Durante o evento da SSE, também aconteceu o lançamento do Report on Progress 2016 que destacou o reconhecimento da BM&FBOVESPA e de sua diretora de Imprensa, Sustentabilidade e Comunicação, Sonia Favaretto, como uma das dez 2016 SDG Pionner pela ONU, através da Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA). Além desse encontro, a BM&FBOVESPA também participou do PRI in Person 2016, no painel “UN Sustainable Development Goals: Aligning responsible investment with the broader objectives of society”, no qual destacou as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU alinhados ao investimento responsável.

Pin It

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo