Home » Notícias » Programa de Inserção Profissional (PIP) aposta na inclusão de pessoas com deficiência

abril 17, 2013

Programa de Inserção Profissional (PIP) aposta na inclusão de pessoas com deficiência

Programa do GRUPO BB e MAPFRE capacitará pessoas com deficiência para o mercado de trabalho

O Programa de Inserção Profissional (PIP), do Grupo BB e MAPFRE, inicia suas atividades de 2013, desta vez com foco nas Pessoas Com Deficiência. Este é o sétimo ano de existência do programa.

Por meio de uma parceria com a Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade (Apabb), o programa, que tem por objetivo oferecer capacitação profissional gratuita para jovens e adultos de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade, levará às PESSOAS Com Deficiência cursos de formação profissional e cidadania para inseri-las no mercado de trabalho.

Denominado “Superação”, o projeto é dividido em módulos e tem duração de 2 meses. Todo o curso é ministrado por uma equipe de professores contratada para atuar exclusivamente no projeto e por colaboradores do GRUPO, voluntários no projeto, que participam das aulas contribuindo com o seu conhecimento e ministrando palestras sobre os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.

“O objetivo é simular, da forma mais real possível, a vida coorporativa e a diversidade do ambiente de trabalho”, explica Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do GRUPO BB e MAPFRE.

Dinâmicas, leitura de material, debates, trabalhos em grupos e visitas a empresas e locais para fixação do conteúdo de cada módulo são algumas das técnicas aplicadas durante o programa de capacitação. Após a finalização do curso, os candidatos são avaliados e encaminhados para o RH do BB e MAPFRE e para bancos de emprego como a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo que também é parceira do programa.

Seja para uma vaga efetiva, estágio ou aprendiz nas empresas, bem como atividades de geração de renda, todo o processo terá acompanhamento efetivo do Assistente Social do Núcleo Regional da Apabb. Fica a cargo da Apabb, ainda, o trabalho de sensibilização dos novos profissionais com os colaboradores da empresa, facilitando a inclusão da PCD no ambiente de trabalho.

“O Programa de Inserção Profissional é uma iniciativa que busca despertar o talento de jovens, reciclar o conhecimento de adultos que já conhecem o mercado de trabalho e atuar de forma responsável com a inclusão social e profissional de pessoas com deficiências. A mistura de gerações agrega ainda mais valor à experiência”, afirma Fátima Lima, diretora de sustentabilidade do Grupo BB MAPFRE.

Os interessados em participar do programa devem ter Ensino Médio completo e enviar um e-mail para pip@bbmapfre.com.br com o seu currículo atualizado e uma redação com o tema “Quem sou eu”.

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo