Home » Notícias » Car sharing cresce nos EUA e Europa

abril 30, 2013

Car sharing cresce nos EUA e Europa

Compartilhamento de carros é bom para o meio-ambiente, clientes e seguradoras

O programa Manhattan Connection, da GloboNews, abordou, no último domingo (28/04/2013), um modelo de negócio que tem crescido muito nos Estados Unidos e Europa, chamado de car sharing, onde os proprietários de automóveis alugam seus veículos, nos períodos em que ficam ociosos, para pessoas que necessitam apenas eventualmente de um carro.

Colocando na ponta do lápis os custos com manutenção, impostos, seguro, depreciação e outros gastos, para quem roda menos de 10 mil quilômetros por ano, possuir um carro não é economicamente vantajoso, ainda que se opte pelo taxi com frequência.

Ideal para cidades congestionadas, o car sharing ajuda a reduzir o número de carros em circulação, trazendo óbvios benefícios para o meio ambiente, para o trânsito e, claro, para o bolso de todos os atores do envolvidos. Inclusive para as seguradoras, peça fundamental para a viabilização do sistema.

O rápido crescimento da frota de automóveis mundial, que hoje já é mais de 1 bilhão e deve dobrar em 10 anos, afeta a todos e, principalmente aos países emergentes como Brasil, Índia e China.

Além das questões econômicas e ambientais, a atual facilidade tecnológica é outra forte aliada para a prosperidade do car sharing.

De acordo com estimativas, um veículo particular fica parado, em média, 92% do tempo. Para proprietários com esse perfil, o sistema é vantajoso.

Para garantir o bom funcionamento do negócio, todas as partes envolvidas são fiscalizadas. Para alugar um carro, é necessário apresentar carteira de motorista, a administradora checa se o locatário possui passagem pela polícia ou se possui histórico de acidentes.

Nos Estados Unidos, o crescimento de 2012 pra 2013 foi de 40% e hoje já há mais de 1 milhão de clientes.

No Brasil já existem empresas de aluguel de carros compartilhados, como é o caso da Zazcar (zazcar.com.br), onde pagando uma mensalidade de R$50,00, pode-se alugar um carro por R$84,90 ao dia (+ km rodado).

>> Para assistir a última edição do Manhattan Connection, clique aqui.

>> Veja matéria da Quatro Rodas sobre o car-sharing

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo