Home » Notícias » Conferência Sustainable Brands Rio 2013

maio 3, 2013

Conferência Sustainable Brands Rio 2013

Evento apresentará exemplos de como as empresas se beneficiam de inovação sustentável

Pela primeira vez no Brasil, a Conferência Sustainable Brands acontece no Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de maio, com o objetivo de mostrar o que as empresas e os empreendedores estão fazendo para transformar o modo de se fazer negócios e construir as marcas do futuro.

A Sustainable Brands é uma comunidade internacional de aprendizagem e de ativação, voltada a profissionais de inovação, sustentabilidade e comunicação, e focada em compreender e alavancar o papel da marca na construção de um futuro próspero.

A Conferência pretende apresentar experiências concretas de empresas nacionais e internacionais sobre como viabilizar tecnologias e negócios transformadores. O evento será realizado no hotel Windsor Atlântica, Copacabana e contará com palestras de líderes empresariais e empreendedores e sessões temáticas, onde serão aprofundados aspectos como inovação em rede, mudança de cultura empresarial, comunicação, empreendedorismo, entre outros.

Visite o site oficial: www.reportsustentabilidade.com.br/sustainablebrands/pt-br

Sobre sustentabilidade e a Conferência Sustainable Brands Rio 2013, conversamos com Álvaro Almeida, um dos organizadores do evento e sócio-fundador da Report, empresa de comunicação da sustentabilidade que apoia companhias na disseminação de seus avanços na integração da sustentabilidade às suas atividades.

Quais são as principais ações que as empresas podem realizar para reduzir o impacto ambiental e social?
Resposta: O importante é entender qual a natureza de seu impacto, positivo ou negativo, e passar a tomar decisões de negócios com base também nessas informações. Essa é claramente uma demanda atual da sociedade e, portanto, toda organização que quer ter continuidade deve estar alinhada com essas necessidades. Do contrário, perderá espaço, competitividade e comprometerá seu próprio futuro.

Na sua avaliação, as empresas brasileiras já estão suficientemente conscientes da preocupação com a sustentabilidade? E na comparação com empresas estrangeiras?
Resposta: Há uma grande evolução em curso nas empresas brasileiras e muitas estão em meio a um verdadeiro processo de integração da visão de sustentabilidade ao dia a dia dos seus negócios. Outras empresas, já estão nascendo com essa preocupação. As grandes corporações internacionais, sobretudo, na Europa, já têm a gestão da sustentabilidade mais estruturada, mas em alguns casos o que a matriz prega não parece se traduzir em práticas nas operações locais. Assim, nesse momento de transição, há exemplos de todos os tipos de empresas nacionais ou estrangeiras.

A preocupação com a sustentabilidade também pode ser economicamente vantajosa, ou essa questão não deve ser considerada?
Resposta: Acho que a grande diferença atual é entender a sustentabilidade como um componente indispensável ao negócio e ampliador das oportunidades das companhias e não mais fonte de custos extras. Quanto mais rápido as empresas perceberem essa mudança, que está bem presente nos exemplos do Sustainable Brands Rio, melhor sucedidas serão no presente e no futuro.

Já há alguma empresa brasileira associada à comunidade Sustainable Brands?
Resposta: Muitas empresas com atuação no Brasil estão conectadas, há alguns anos, com o Sustainable Brands: Unilever, Coca-Cola, HP, J&J, Basf, entre outras, e agora algumas brasileiras, como Natura, Brasil Kirin, Itaú, Invepar, Sinctronics etc.

Qualquer tipo de empresa pode participar da comunidade Sustainable Brands ou ela é destinada somente a empresas de certos ramos de atividade?
Resposta: Sustainable Brands é uma rede de conhecimento de ponta em inovação em sustentabilidade e todas as empresas podem participar, pois as novas soluções podem estar presentes em qualquer ambiente, em uma grande corporação, uma pequena empresa, numa universidade, ou no home office de um empreendedor.

Em relação à Conferência Sustainable Brands Rio 2013, que benefícios a participação poderá trazer às empresas e aos profissionais?
Resposta: A Conferência vai oferecer um poderoso painel sobre o rumo dos negócios sustentáveis, o que as empresas e os empreendedores estão fazendo para construir as marcas do futuro. Além desse conhecimento, que pode ser para muitos, transformador, há a oportunidade de contatar muitos líderes de empresas que passam pelo mesmo momento de adaptação a um novo ambiente de negócios. Em apenas dois dias, os participantes terão acesso a 90 palestrantes de 60 empresas e organizações. Muito conteúdo de alta qualidade.

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo