Home » Notícias » Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício

junho 4, 2013

Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício

Campanha da ONU comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de maio

Na próxima quarta-feira, dia 5, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com o objetivo de sensibilizar sobre os problemas do meio ambiente.

Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício” é o tema da campanha deste ano, que visa reduzir o 1,3 bilhão de tonelada de alimentos desperdiçadas anualmente no mundo, o equivalente a um terço do total produzido, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Levando-se em conta que a produção global de alimentos ocupa 25% das terras habitáveis e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases estufa, fica evidente o impacto ambiental gerado por esse desperdício.

E mais dramática é dimensão da situação considerando que cerca de 12,5% da população mundia passa fome, sendo que mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.

E são diversas as causas do desperdício. Segundo o relatório “Global Food; Waste not, Want not“, da organização britânica Mechanical Engineers, isso ocorre devido a condições inadequadas de armazenamento, a prazos de validade demasiadamente rigorosos, preferência dos consumidores por alimentos com um formato ou cor específicos, entre outras razões. O relatório diz ainda que até 30% das frutas, verduras e legumes plantados na Grã-Bretanha sequer são colhidos por causa de sua aparência.

No Brasil, um dos maiores produtores de alimento do mundo, segundo dados da Embrapa de 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos são jogados no lixo anualmente, o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros com as três refeições.

De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente”, do Instituto Akatu, 2003, aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva, sendo 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento, 1% no varejo e 20% no processamento culinário e devido a hábitos alimentares.

Veja abaixo 10 dicas para evitar o desperdício de alimentos, retiradas do site oficial da campanha do PENUMA contra o desperdício de alimentos:

1 – Na hora das compras, faça previamente uma lista com os produtos necessários para evitar as aquisições por impulso, particularmente de produtos perecíveis;

2 – Evite a compra de alimentos por causa de tamanho, formato ou cor;

3 – Saiba ler corretamente as etiquetas com prazos de validade;

4 – Dê preferência para consumir os alimentos que estão em sua geladeira antes de comprar mais;

5 – Caso você não vá consumir os alimentos de sua geladeira que estão prestes a vencer, tente congelá-los;

6 – Quando for a restaurantes ou pedir entrega de comida em casa, opte por porções menores, cujos preços também são menores;

7 – Restos de comida também podem ser utilizados como adubos orgânicos. Separe o lixo em produtos orgânicos e inorgânicos;

8 – Organize sua despensa de modo a tem na frente os alimentos cuja data de validade estejam mais próximas, deixando os enlatados no fundo;

9 – Tenha criatividade e recicle seu alimento. Sobras de frango assado de hoje podem ser parte do sanduíche de amanhã. Não fique constrangido em pedir para levar a sobra de sua comida no restaurante;

10 – Sobras de alimentos não perecíveis podem ser doados a diversas instituições beneficentes.

Tags: , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo