Home » Notícias » Construção civil agora conta com robô para reciclagem

junho 11, 2013

Construção civil agora conta com robô para reciclagem

Lixo gerado em obras corresponde a 30% de todo lixo produzido no mundo

Uma empresa finlandesa chamada ZenRobotics desenvolveu um robô para ser utilizado na triagem automática de detritos para reciclagem na construção civil.

Este serviço, feito atualmente por humanos, é particularmente perigoso, tanto por conta do peso dos materiais, como por serem, muitas vezes, tóxicos.

A ZenRobotics, que tem base em Helsinki e levantou US$ 16 milhões em investimentos no ano passado, desenvolveu um braço robótico chamado Recycler, que usa um processo chamado fusão de sensor para identificar materiais como pedra, madeira, e metal. Trata-se de sensores calibrados, incluindo escalas, câmeras de espectro visível, espectrômetros de proximidade infravermelho e sensores táteis.

Mundialmente, o setor de construção e demolição contribui com cerca de um terço de todo o lixo produzido no mundo. Apenas nos Estados Unidos, contribui com 325 milhões de toneladas de lixo todos os anos, e no Reino Unido, produz mais 120 milhões de toneladas.

O fundador da ZenRobotics, Jufo Peltomaa diz que o problema é igualmente preocupante na União Europeia: “Apenas na União Europeia existem 900 milhões de toneladas de lixo de construção e demolição. Se você converter isso para um carro de tamanho médio, a fila daria 45 voltas pelo globo.”

ZenRobotics está instalando Recyclers em diversas áreas de reciclagem na Finlândia, e quem se interessar pode comprar as máquinas pela internet.

Assista abaixo o vídeo de divulgação.

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo