Home » Notícias » O impacto ambiental dos meios de transporte

junho 21, 2013

O impacto ambiental dos meios de transporte

Ida e volta de avião São Paulo – Paris consome 1.741kg de CO2 por passageiro

Em um momento de debates a respeito dos valores das passagens, cabe também uma avaliação a respeito do impacto ambiental que cada modalidade de transporte produz e de como podemos reduzí-los.

Entre os meios de transporte mais populares, os aviões são, disparados, os que emitem maior emissão de CO2. Em uma viagem de ida e volta de São Paulo a Paris, por exemplo, um passageiro da classe econômica é responsável pela emissão de 1.741 kg de gás carbônico na atmosfera. Já um passageiro de primeira classe, cuja poltrona ocupa um espaço maior, consome uma quantidade também maior. Duas opções para reduzir o consumo são evitar vôos com muitas escalas, já que o maior consumo de combustível se dá durante o pouso e decolagem, e levar bagagens mais leves, já que, quanto mais pesadas, maiores são as emissões de CM2.

Os ônibus são opções mais sustentáveis que aviões e carros, por emitirem menor quantidade de CO2 por passageiro. Dê preferência por veículos mais novos, geralmente melhore regulados e que, geralmente, são equipados com catalizadores.

Carros são confortáveis e práticos, mas, em relação à emissão de CO2, per capta, perdem apenas para aviões, consumindo cerca de 130g/km de CO2 por pessoa. Para causar um menor impacto, mantenha seu veículo sempre bem regulado e dê carona, contribuindo para a redução de veículos nas ruas.

Para algumas viagens, principalmente na Europa, os trens são uma ótima alternativa em termos de praticidade, economia e ecologia, com linhas cortando toda o continente.

Em termos ecológicos, a bicicleta é o melhor meio de transporte, pois não emite nenhum tipo de poluente, além de ser uma opção saudável. Em muitos países como o Japão, China e Austrália, ela é utilizada em larga escala, e existe todo um planejamento de ciclovias e de trânsito para ciclistas. Algumas cidades brasileiras estudam algumas ações para incentivar o uso de bicicletas.

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo