Home » Ações Mercado, Notícias » Projeto de Sustentabilidade da Unimed completa 7 anos

junho 26, 2013

Projeto de Sustentabilidade da Unimed completa 7 anos

Programa Atitude Sustentável alcança a marca de 934.560kg de materiais reciclados

A Seguros Unimed registra o 7º ano de seu programa Atitude Sustentável, que promove campanhas de redução de consumo e uso consciente dos recursos naturais, atingindo a marca de 934.560kg de materiais reciclados entre vidro, papel, plástico e alumínio.

As iniciativas que contemplam o Atitude Sustentável são variadas: estímulo ao descarte correto de cartões de plástico, por meio do Projeto Reciclo, disseminação de práticas sustentáveis às crianças do ensino municipal de São Paulo, redução de uso da energia e da impressão de papel na empresa, revitalização de praça, além de estímulo de práticas sustentáveis pelos colaboradores.

Em maio e junho deste ano, a companhia levou aos CEUs, Centros Educacionais Unificados, do Jaçanã, São Mateus e Perus um workshop com valores socioambientais – a oficina Baguncinha – para promover a interação entre as crianças e os materiais reciclados. Para marcar o Mês do Meio Ambiente, durante as oficinas, as crianças receberam um livro produzido pela Seguros Unimed que trabalha conceitos de conscientização ambiental, além de um jogo americano para customizar e uma régua feitos dos cartões reciclados do Projeto Reciclo da Seguros Unimed. Este projeto disponibilizou, na matriz e em estações do metrô de São Paulo, máquinas para descarte de cartões de plásticos vencidos ou inutilizados. Desde a implantação das estações coletoras, em outubro de 2012, foram reciclados mais de 36 mil cartões.

Antes, em abril, a seguradora revitalizou a Praça Vinícius de Moraes, no Morumbi, localizada ao lado do Palácio dos Bandeirantes, oferecendo aos frequentadores e moradores da região uma opção de bem-estar e qualidade de vida dentro da cidade de São Paulo. A Praça, que homenageia o poetinha, é um lugar agradável para passeios a pé ou prática esportiva.

Internamente, a Seguros Unimed estimula a redução do uso da energia e da impressão. Em um ano, a empresa poupou aproximadamente R$ 43 mil e 1,2 milhão de folhas de papel. Já o “Eu sou + Consciente” mobilizou os colaboradores a compartilharem com seus colegas, no Portal do Colaborador, ações sustentáveis realizadas em casa, na empresa ou que consideram relevantes para o seu dia a dia. As pilhas e baterias são depositadas em um coletor específico no hall da matriz e encaminhadas para reciclagem pela empresa Tramppo Gestão Sustentável. Já os materiais ambulatoriais são encaminhados para uma empresa licenciada pela Limpurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e os remédios vencidos são enviados para destinação e descarte corretos.

A empresa ainda promove atitudes corporativas responsáveis. O Centro de Documentação digitaliza todos os arquivos da seguradora e o Sistema Spekx armazena os processos utilizados pelas áreas, que fazem seu monitoramento apenas por computador. Além disso, a infraestrutura dos prédios da matriz incorporam modernos conceitos de sustentabilidade, como o reuso da água de chuva para regar as plantas que compõem o projeto paisagístico, sistema de gás ecológico para abastecer a rede de ar-condicionado, instalação de torneiras ecológicas e bicicletário.

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo