Home » Mudanças Climáticas, Notícias » Obama lança plano de combate às mudanças climáticas

junho 26, 2013

Obama lança plano de combate às mudanças climáticas

Desastres ambientais causaram prejuízos de mais de US$ 100 bi nos EUA em 2002

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou ontem, dia 25, seu plano para combater as mudanças climáticas, contemplando ações para a redução das emissões na produção de energia, para adaptação das cidades às mudanças que já estão ocorrendo e para o estabelecimento de um acordo internacional, até 2015, visando a redução global das emissões.

Em relação à redução das emissões de carbono, as termoelétricas terão uma atenção especial, com a adoção de novos padrões de eficiência. Paralelamente, Obama pretende incentivar a adoção de energias renováveis, aumentando o orçamento a energia limpa em 30% até 2020 e dobrando a geração de eletricidade eólica e solar.

O presidente americano lembrou que 2012 foi o ano mais quente da história dos Estados Unidos, sendo que as catástrofes ambientais causam prejuízos de mais de US$ 100 bilhões relacionados às secas, furacões, incêndios e enchentes, cada vez mais frequentes.

De acordo com a secretária executiva da Convenção do Clima da ONU, a costa-riquenha Christiana Figueres, que esteve no Brasil na semana passada, muitos estudos apontam que, caso o mundo siga com os atuais índices de emissão de carbono, o aquecimento global poderá chegar a 4º C, o dobro do limite entendido como aceitável para que não entremos em um cenário catastrófica.

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo