Home » Ações CNseg, Notícias » Chega ao fim o Seminário Executivo de Cambridge

julho 10, 2013

Chega ao fim o Seminário Executivo de Cambridge

Solange Beatriz destaca que maioria das seguradoras já está engajada no tema da sustentabilidade

O terceiro painel do seminário Liderança em Sustentabilidade do Setor de Seguros Brasileiro foi comandado pelo membro sênior do programa de Cambridge, Richard Burrett. O acadêmico avançou no debate proposto na noite anterior, quando falou dos desafios do mundo moderno no âmbito do meio ambiente, e conclamou os líderes das empresas participantes a assumirem a liderança no processo de mudança.

“Podemos até dar passos curtos, mas nossas metas precisam ser ambiciosas. O desafio da sustentabilidade não é fácil, e precisamos começar a mudar de forma efetiva imediatamente”, propôs.

barbara_oliveira.jpg

O executivo destacou que esse processo precisa de liderança, e para isso, é preciso visão. “A liderança vem de quem assume riscos. O tamanho disso vai depender do nosso nível de ambição. Mas será preciso assumir algum risco e levar essa visão às organizações e à sociedade”, defendeu.

Entre os caminhos para chegar à liderança, Richard Burrett listou a inovação, o pensar lateralmente para lidar com a escassez de recursos, novas abordagens, parcerias e metas e diretrizes audaciosas. “O motor da próxima economia tem valores sustentáveis e geram valores sustentáveis”, lembrou.

A palestra foi seguida pela realização de grupos de discussão entre os executivos do setor de seguros nacional.

No encerramento do Seminário, executivos de várias empresas e associações do país foram convidados a se dividir em grupos e debater novas políticas e práticas para a área. Representado pelo presidente para América Latina da Zurich Seguros, Antônio Cássio dos Santos, o primeiro grupo concluiu que depois de conhecer as consequências da omissão na áreas de sustentabilidade fica muito difícil deixar de agir. “Nossa missão agora é decidir o grau de envolvimento que vamos assumir e os passos a serem dados”, justificou.

O grupo representado pela superintendente de Sustentabilidade da SulAméricas, Adriana Boscovi, analisou que as seguradoras podem – e devem – agir tanto como atores quanto indutores de mudanças. “Além de atuar na identificação dos riscos ambientais e sociais, as empresas podem ajudar a difundir essas informações, contribuindo para a educação dos agentes envolvidos e a prevenção dos riscos”, analisou.

Representado pelo superintendente da Central de Serviços da CNseg, Julio Avellar, o terceiro listou algumas recomendações básicas na área de sustentabilidade, como o mapeamento dos riscos ambientais. “Não fazer nada parece um atraso no momento atual. Precisamos de um ação conjunta desse mapeamento, em colaboração com os governos e as universidades”, sugeriu.

A segunda proposta do grupo foi induzir um comportamento positivo na sociedade. “Precisamos deixar de lado nosso caráter de meros pagadores de indenizações para promover a prevenção e induzir comportamentos mais sustentáveis, influenciando em toda a cadeia envolvida”, completou. Como terceiro ponto, o grupo sugeriu a adoção de uma política de riscos diferenciada, como já acontece no setor de automóveis. “No futuro, poderemos usar isso em favor da sustentabilidade”, disse.

Encerrando o segundo dia do seminário, a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Mendes, destacou que a maioria das seguradoras do país já está de alguma forma engajada no tema da sustentabilidade, mas que o país ainda enfrenta alguns desafios econômicos e sociais, que precisam ser superados. “Nosso dever como brasileiros é enorme, e esse projeto é de sustentabilidade. Mas como seguradoras, temos feito um bom trabalho e estamos comprometidos com o desenvolvimento do país. Nosso compromisso agora é manter esse desenvolvimento setorial vis-àvis, ao do país e vis-à-vis ao da sustentabilidade”, disse completando estar confiante de que as metas e princípios serão definidas a curto prazo.

Além dos palestrantes de Cambridge e do CEO da Allianz Seguros, Edward Lange, participaram do evento o presidente da Chubb do Brasil, Acácio da Rosa de Queiroz Filho; a superintendente corporativa de Sustentabilidade da SulAmérica Seguros, Adriana Boscov; o superintendente de Regulação, Alexandre Leal; a superintendente de Comunicação da CNseg, Angela Cunha; o presidente para América Latina da Zurich Seguros, Antônio Cássio dos Santos; o vice-presidente de Automóvel e Seguros da SulAmérica, Carlos Aberto de Figueiredo Trindade Filho; o diretor do Bradesco Seguros, Eugênio Liberatória Velasques; o diretor de Operações Técnicas da Bradesco Saúde, Flávio Bitter; o sócio-gerente da Gouvêa Vieira Advogados, José Hilário Gouvêa Vieira; o diretor executivo da Federação Nacional de Capitalização, José Alves Torres; o diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar, José Chechin; o superintendente da CNseg, Julio de Souza Avellar Neto; o presidente da IRB – Brasil Resseguros, Leonardo André Paixão; o vice-presidente da CNseg, Luiz Tavres Pereira Filho; o presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Márcio Seria de Araújo Coriolano; o presidente da Federação Nacional de Capitalização, Marco Antônio da Silva Barros; o presidente da CNSeg, Marco Antonio Rossi; a diretora de Sustentabilidade do grupo BBMAPFRE, Maria de Fátima Mendes de Lima; a superintendente de Relações com o Mercado a CNSeg, Maria Elena Bidino; o presidente do Conselho de Administração da Allianz Seguros, Max Joaquim Ernesto Thiermann Weller; o diretor executivo da FenSeg, Neival Rodrigues de Freitas; o presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, Osvaldo do Nascimento; o diretor-presidente da Terra Brasis Resseguros, Paulo Eduardo de Freitas Botti; o presidente da FenSeg, Paulo Miguel Marraccini; o diretor executivo da SINAF Seguros, Pedro Cláudio de Medeiros Bocayuva Bulcão; o vice-presidente da FenSeg, Pedro Brum Junior; o diretor nacional da Escola Naciona de Seguros, Renato Campos Martins Filho; o CEO da Seguradora Líder dos Consórcios DPVAT, Ricardo de Sá Acatauassú Xavier e a diretora executiva da CNseg, Solange Beatriz Mendes.

Tags: , , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo