Home » Notícias » Conferência sobre Regimes Internacionais de Responsabilidades para a América Latina

setembro 11, 2013

Conferência sobre Regimes Internacionais de Responsabilidades para a América Latina

Evento da Associação de Genebra debaterá previsão e prevenção de eventos climáticos extremos

A Associação de Genebra realiza no dia 26 de setembro, no auditório da Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, sua Conferência Inaugural sobre Regimes Internacionais de Responsabilidades para a América Latina, uma expansão de sua série de conferências sobre Regimes de Responsabilidades.

A conferência reunirá líderes regionais do mercado de seguros, especialistas acadêmicos em previsão e prevenção de eventos climáticos extremos e líderes do setor público para debater as experiências sobre questões político-financeiras e analisar as forças específicas que moldam e ampliam as exposições aos riscos de Responsabilidades dos segurados e das seguradoras.

Entre os participantes do evento, está Carlos Nobre, Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), que em agosto foi entrevistado no programa Roda Viva, falando sobre o aquecimento global, energias renováveis, pegada de carbono e outros assuntos relacionados.(Veja aqui a entrevista)

Abaixo, a programação parcial do evento

8:30 – Registro/Café

9:00 – Boas vindas e abertura do evento

9:20 – Sessão I: As causas e a extensão das catástrofes climáticas no Brasil
Palestrantes: José A. Marengo (chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e membro da Academia Brasileira de Ciências) e Agostinho Tadashi Ogura (diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden)

11:20 – Sessão II: O estado global dos sinistros de responsabilidade climática: são eles benéficos para a sociedade ou um substituto para a regulação governamental?
Palestrantes: Richard H. Murray (conselheiro especial e chefe do Projeto de Regimes de Responsabilidade da Associação de Genebra), Ina Ebert (expert Líder em Responsabilidade/Direito de Seguros da Munich Re) e representante da CNseg
Aspectos a serem discutidos: responsabilidade civil por eventos climáticos: aspectos legais e processos judiciais em andamento, fatos de contextualização, questões legais, processos judiciais em andamento e visão geral.

13:00 – Almoço

14:30 – Sessão III: Vantagens potenciais da formação de parcerias entre Seguradoras de Seguros Gerais e o Governo na mitigação e compensação de catástrofes relacionadas ao clima
Palestrantes: Carlos Nobre (secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e membro da Academia Brasileira de Ciências – ABC), representante da CNseg, representante da Swiss Re e representante da SCOR

16:30 – Coffee Break

17:00 – Sessão IV: a definir

17:45 – Encerramento
Participantes: Richard H. Murray (conselheiro Especial e chefe do Projeto de Regimes de Responsabilidade, Associação de Genebra), Carlos Nobre (secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação e membro da Academia Brasileira de Ciências – ABC)

18:00 – Término da conferência

Tags: , ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo