Home » Notícias » Estado do Rio tem 207 mil encostas de alto risco de deslizamento

setembro 12, 2013

Estado do Rio tem 207 mil encostas de alto risco de deslizamento

Lei estadual exige que prefeitos considerem o mapeamento de riscos no planejamento urbano

O Jornal O Globo de hoje, dia 12, traz reportagem em que apresenta dados do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e da Secretaria do Ambiente, apontando que o Estado do Rio tem, oficialmente, 207.547 pessoas vivendo em encostas de alto risco de deslizamento nos 92 municípios do estado.

A cidade do Rio de Janeiro é a com maior número de pessoas nessa situação no estado, totalizando 100 mil vivendo em favelas no Maciço da Tijuca e na Serra da Misericórdia.

Já a cidade de Friburgo é a que apresenta a maior porcentagem de sua população nessa condição, com 12%.

A lei estadual nº6.442, sancionada em maio de 2013, estabelece que os municípios passam a ser obrigados a considerar os mapeamentos de riscos realizados pelo governo estadual nas atividades de planejamento, licenciamento e controle do uso do solo urbano. De acordo com o secretário do Ambiente-RJ, Carlos Minc, os prefeitos que ignorarem esses documentos podem vir a perder o mandato.

Na cidade do Rio de Janeiro, desde 2009, 75.300 moradores já foram reassentadas, segundo a Secretaria de Habitação. Já em relação aos sistemas de alerta, a GeoRio informou que, apesar dos atrasos no cronograma, 988% das favelas com registro de riscos já possuem sistema de alerta.

>> Veja aqui a íntegra da matéria

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo