Home » Notícias » Seminário no Mar debate construções sustentáveis

setembro 13, 2013

Seminário no Mar debate construções sustentáveis

Evento contará com a participação de famoso arquiteto japonês, Shigeru Ban

Acontece hoje, dia 13, no Museu de Arte do Rio, seminário sobre construções sustentáveis, realizado pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

Como destaque do evento, o arquiteto japonês Shigeru Ban, conhecido pela utilização de recursos sustentáveis, como de tubos de papelão, na elaboração de grandes estruturas. Entre as obras do arquiteto, estão a “Catedral de Papelão”, na Nova Zelândia e o “Pavilhão de Papel”, em Madri, além de abrigos no Haiti, escolas na China e até uma ponte na França.

No Brasil, Ban estuda, junto com o ministério de Meio Ambiente, um projeto de uso de madeira cortada ilegalmente na Amazônia para a construção de um centro de visitação na floresta. Em estrevista para o jornal O Globo, o arquiteto japonês disse que também gostaria de trabalhar com projetos de casas para as favelas brasileiras, utilizando tubos de papel reciclado, à semelhança de projetos que já possui em áreas de desastre na China, Haiti, Itália e Sri Lanka.

O seminário sobre construções sustentáveis também contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.


Casas populares de papel – Bhuj, India


Ponte de papel – Remoulin, França


Escola de papel – Chengdu, China


Igreja de papel – Christchurch, New Zealand

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo