Home » Notícias » 15ª Conferência do Instituto Ethos

setembro 23, 2013

15ª Conferência do Instituto Ethos

Publicação sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos foi lançada no evento

A 15ª Conferência do Instituto Ethos realizou foi realizada entre 3 e 5 de setembro de 2013, no Instituto Tomie Otake, em São Paulo.

Entre as principais atividades estiveram o debate sobre o papel das empresas na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que teve a presença, entre outros, do economista Ignacy Sachs, um dos principais pensadores do movimento global pela sustentabilidade, e a apresentação, pelo também economista Michael Porter, professor de Harvard, do novo Índice de Progresso Social, com indicadores que mostram o desenvolvimento social de 50 países e colocam o Brasil na 18ª posição. Outro destaque ficou por conta da discussão sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, quando foi lançada a publicação Lixo Zero: Gestão de Resíduos Sólidos para uma Sociedade Mais Próspera, realizada pelo Instituto Ethos, no âmbito do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, com apoio do Programa Cata Ação, e redigida por Ricardo Abramovay, Juliana Simões Speranza e Cécile Petitgand, do Núcleo de Economia Socioambiental (Nesa) da USP.

Durante o evento, foram apresentados uma série de cases de empresas que demonstraram como estão trabalhando para estimular negócios sustentáveis, como o Walmart Brasil, que apresentou seu projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”, pelo qual estimula seus fornecedores a promover mudanças em produtos líderes, buscando maior eficiência no uso de recursos e de energia e melhor gestão de resíduos.

Uma novidade desta 15ª edição foram o módulo de Análise de Casos de Negócios Sustentáveis e o módulo de Análise de Modelos de Negócios Sustentáveis, apresentado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Cada um dos cinco casos e dos seis modelos selecionados previamente pelo Uniethos e por uma comissão julgadora independente foi apresentado pelo empreendedor responsável e analisado ao vivo por especialistas e por participantes da conferência, que apresentaram suas contribuições.

O caso de negócio sustentável melhor avaliado foi o de Marcelo Monteiro de Miranda, da Precon Engenharia, chamado Solução Habitacional Precon (SHP), um sistema industrializado para a construção de empreendimentos residenciais multifamiliares na metade do prazo do sistema tradicional, com alto padrão de qualidade e com foco na sustentabilidade.

Já o modelo de negócio sustentável vencedor foi o de Murilo Ferraz, da Treebos, que administra unidades de produção agrícola em um modelo de crowdfunding que permite que cada usuário possa ter sua própria árvore frutífera produzindo em áreas padronizadas chamadas Bosques do Futuro. O assinante planta sua árvore via internet e a Treebos planta uma árvore frutífera de verdade para ele. A empresa faz a manutenção, colhe as frutas, envia parte da produção para o usuário, vende o excedente e apresenta o resultado para o assinante.

Durante o evento, o Instituto Ethos lançou, ainda, a segunda geração dos Indicadores Ethos, que permitem uma avaliação mais objetiva do nível de desenvolvimento de cada empresa.

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo