Home » Notícias » Filmes para formação em sustentabilidade

outubro 11, 2013

Filmes para formação em sustentabilidade

Veja a lista elaborada pelo advogada e professor Oscar Graça Couto

O diretor Jurídico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep) no Brasil e responsável pela cadeira de responsabilidade ambiental na disciplina Direito Ambiental do Programa de Pós-Graduação da FGV, professor Oscar Graça Couto, elaborou uma lista de filmes que, segundo ele, fazem parte da completa formação de um especialista em Sustentabilidade. Confira:

A qualquer preço (ficção)
(com John Travolta, dirigido por Steven Zaillian e baseado no livro “A Civil Action”, de Jonathan Harr)
Jan Schlittman (John Travolta) é um advogado que, junto com seus sócios, não procura vencer causas mas sim entrar em lucrativos acordos financeiros. Mas tudo muda quando ele concorda em representar oito famílias cujas crianças morreram em virtude de duas empresas terem despejado produtos tóxicos na água que abastece Woburn, Massachusetts. O caso se prolonga, fazendo a firma ficar em sérias dificuldades financeiras, tanto que os sócios de Schlittman o abandonam enquanto ele marcha para o suicídio financeiro e profissional.
Erin Brokovich (ficção)
(com Julia Roberts, dirigido por Steven Sonderbergh)
Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.
Narradores de Javé  (ficção)
(com José Dumonr, dirigido por Eliana Caffé)
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
The Corporation (documentário)
(dirigido por Mark Achbar, Jennifer Abbot e Joel Bakan, baseado no livro “The Corporation: the Pathological Pursuit of Profit and Power”, de Joel Bakan)
A partir da polêmica decisão da Suprema Corte de Justiça americana concluindo que uma corporação, aos olhos da lei, é uma “pessoa”, são analisados os poderes das grandes corporações no mundo atual. A exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente são alguns dos fatos explorados, que entrevistam presidentes de corporações como a Nike, Shell e IBM, além de Noam Chomsky, Milton Friedman e Michael Moore.
Super Size Me (documentário)
(dirigido por Morgan Spulock)
O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald’s, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.
Estamira (documentário)
(dirigido por Marcos Prado)
Trabalhando há cerca de duas décadas em um aterro sanitário, situado em Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, Estamira Gomes de Sousa é uma mulher de 63 anos, que sofre de distúrbios mentais. O local recebe mais de oito mil toneladas de lixo da cidade do Rio de Janeiro, diariamente, e é também sua moradia. Com seu discurso filosófico e poético, em meio a frases, muitas vezes, sem sentido, Estamira analisa questões de interesse global fala também com uma lucidez impressionante e permite que o espectador possa repensar a loucura de cada um, inclusive a dela, moradora e sobrevivente de um lixão.
lha das Flores (documentário)
(dirigido por Jorge Furtado)
Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. O filme segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.
Uma Verdade Inconveniente  (documentário)
(de Al Gore, dirigido por Davis Guggenheim)
O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.
O Informante (ficção)
(com Russel Crowe, dirigido por Michal Mann)
Em 1994, ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista bombástica ao programa jornalístico “60 Minutos”, da rede americana CBS. Dizia que os manda-chuvas da empresa em que trabalhou não apenas sabiam da capacidade viciadora da nicotina como também aplicavam aditivos químicos ao cigarro, para acenturar esta característica. Na hora H, porém, a CBS recuou e não transmitiu a entrevista, alegando que as consequências jurídicas poderiam ser fatais. Baseando-se nesta história real, O Informante narra a trajetória do ex-vice-presidente da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público.
Home (documentário)
(dirigido por Yann Arthus-Bertrand)
Ao longo de uma sequência através de 54 países, toda filmada dos céus, Yann Arthus-Bertrand divide conosco sua admiração e preocupação com o planeta e finca a pedra fundamental para mostrar que, juntos, precisamos reconstruí-lo.
The Age of Stupid (documentário)
(dirigido por Franny Armstrong)
O filme é um híbrido de drama-documentário-animação estrelando Pete Postlethwaite como um homem que vive sozinho no mundo devastado de 2055, vendo imagens de arquivo a partir de 2008 e perguntando: Por que não nos salvamos quando tivemos chance?
Earth Days (documentário)
(dirigido por Robert Stone)
Earth Days é um documentário de 2009 sobre o início do movimento em prol do meio-ambiente nos Estados Unidos, nos anos 50 e 60, combinando testemunhos com imagens de arquivo.
Veneno nosso de cada dia (documentário)
(dirigido por Marie-Monique Robin)
A problemática dos pesticidas, que tantos males causa à população mundial. Um documentário chocante que revela a falta de segurança no sistema que esta  está mais preocupado com a proteção de segredos comerciais do que com a saúde humana.
Onde sonham as formigas verdes (documentário)
(dirigido por Werner Herzog)
Werner Herzog sabe como nenhum outro diretor explorar os limites das condições humanas. Nesta produção ele usa como palco uma extensão de terra desolada no coração da Austrália. Duas tribos de aborígenas, os Wororas e os Riratjingus, preservam suas lendas e cantos ancestrais. Eles entram em conflito com as leis da Austrália moderna e com os interesses de uma companhia que quer explorar urânio num de seus redutos sagrados: as terras onde sonham as formigas verdes.
A carne é Fraca (documentário)
(documentário produzido pelo Instituto Nina Rodrigues)
A Carne É Fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio-ambiente.
Lixo Extraordinário (documentário)
(de Vick Muniz, dirigido por João Jardim, Karenn Harley e Lucy Walker)
Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.
Terra Prometida (ficção)
(dirigido por Gus van Sant)
Steve Butler (Matt Damon) trabalha numa empresa especializada em extração de gás. Um dia, lhe é solicitado que viaje até uma cidade do interior para convencer os moradores da região que eles não devem se opor à chegada da empresa extratora. Porém, ao lidar diariamente com as pessoas, Steve acaba questionando suas próprias convicções.

Tags: ,

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo