Home » Mudanças Climáticas, Notícias » As empresas brasileiras e a emissão de carbono

outubro 17, 2013

As empresas brasileiras e a emissão de carbono

Coluna do O Globo mostra pesquisa da Carbon Disclosure Project

A coluna Economia Verde, do Agostinho Vieira, no jornal O Globo, de 17 de outubro, abordou pesquisa realizada pela ONG Carbon Disclosure Project (CDP), junto às 100 maiores empresas brasileiras a respeito de como elas enfrentam a questão da emissão de gases de efeito estufa.

Dessas 100 empresas, apenas 56 responderam ao questionário, sendo que cinco foram descartadas por já terem respondido por meio de matrizes em outros países.

Das 51 restantes, 55% disseram que medem regularmente suas emissões e possuem metas de redução, comparadas aos 40% das empresas que tinham a mesma atitude em 2012.

O problema, segundo o colunista, é que 76% dessas empresas registraram aumento na liberação de carbono no último ano.

Por outro lado, essas empresas, juntas, investiram mais de R$ 6 bilhões, o equivalente a 0,07% da receita declarada, em iniciativas diversas para reduzir as emissões de carbono.

Segundo os pesquisadores, os melhores investimentos têm sido em projetos de energia de baixo carbono, sendo que o retorno sobre o investimento se dá em menos de um ano. Para cada R$ 1 mil desembolsados, em média, há uma redução de mais de 535 toneladas de carbono.

A pesquisa também aponta que, para 46% dos empresários ouvidos, as economias resultantes dos investimentos superam com folga os aportes. Outros 69% acham que leis climáticas mais rigorosas poderiam representar boas oportunidades para seus negócios.

Infelizmente, porém, de um modo geral, ainda predomina nas empresas nacionais uma mistura de indiferença com descrédito em relação ao tema, com a maioria acreditando que os efeitos das mudanças climáticas são um problema futuro.

O texto da coluna termina dizendo que o que está em jogo não é o fato de ser politicamente correto, ou não, mas uma discussão objetiva sobre riscos e oportunidades. “A literatura está repleta de casos de bons empresários que perderam o bonde da história e de alguns que acabaram até sendo atropelados por eles. O mundo está mudando muito rapidamente, só não vê quem não quer.”

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo