Home » Ações Mercado, Notícias » Seguradora anuncia vencedores do 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

novembro 7, 2013

Seguradora anuncia vencedores do 7º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo

Evento ocorreu dia 6, na nova sede da Allianz, em São Paulo

As nove reportagens vencedoras da sétima edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo foram anunciadas na noite da quarta-feira, 6, durante evento ocorrido na nova sede da Allianz, em São Paulo. As ganhadoras foram escolhidas a partir de 2.157 inscrições vindas de 63 cidades, com trabalhos sobre os temas Seguros e Sustentabilidade – Mudanças Ambientais.

No tema Seguros, as reportagens escolhidas foram: “Seguro de carro usado é muito caro e nem sempre vale a pena”, de Sílvio Ribas, do Correio Braziliense; “A palavra é eficiência”, de Kelly Lubiato, da revista Apólice; Minimizar os riscos para salvar vidas”, de Felipe Datt, da revista Valor Financeiro; e “Apesar de caro, seguro para celular pode valer a pena?”, de Priscila Yazbek, do site Exame.com.

No tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, foram contempladas “A água que ninguém vê”, de Alice Giraldi, da Unesp Ciência; “Rastros do mercúrio”, de Henrique Kugler e coautores, do Ciência Hoje On-line; “Gás de xisto: problema ou solução?”, de André Trigueiro, com reportagem de Jorge Pontual e coautores, transmitida no programa Cidades e Soluções, da GloboNews; e “Reciclagem: do combate ao desperdício à oportunidade de negócio”, de Ana Lúcia Caldas e coautores, transmitida nos programas Repórter Brasil e Repórter Nacional, da Rádio Nacional.

As matérias citadas ganharam um troféu, um certificado e um prêmio no valor de R$ 15 mil.

O jornal Folha de S.Paulo e a revista Consumidor Moderno receberam menções honrosas por terem sido os veículos que mais deram espaço a notícias relacionadas ao mercado segurador, considerando apenas as matérias inscritas na subcategoria Impresso Nacional e Regional. A Folha de S.Paulo concedeu 4 mil cm/col a esse tipo de matéria, e a Consumidor Moderno, 7,4 mil cm/col. Na subcategoria Especial Comunicação Corporativa, do tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, a matéria “Energia do bem”, de Ricardo Soncini Cazarino e equipe, publicada na revista On Brasil, também recebeu menção honrosa.

Os trabalhos selecionados passaram por rigorosa análise de dois comitês, formados por pesquisadores e acadêmicos de instituições como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a USP (Universidade de São Paulo) e a Universidade Metodista de São Paulo, além de jornalistas consagrados da grande imprensa e atuantes em organizações como WWF (World Wide Fund for Nature) e SOS Mata Atlântica.

Durante a cerimônia, Max Thiermann, presidente do conselho de administração da Allianz Seguros, afirmou que a informação é um fator chave para qualquer mudança. “Foi uma verdadeira surpresa receber 2.157 inscrições nesta sétima edição do Prêmio. Somente quando a gente conhece as causas e consequências das nossas atitudes é que conseguimos mudá-las. Premiar o jornalista que se dedica, é investir na disseminação do conhecimento para a população, empresas e setor público”.

Criado em 2007, o prêmio tem como objetivo incentivar e valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros. O tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais passou a integrá-lo em 2008, quando a Allianz assumiu compromisso mundial com o assunto. Como reconhecimento desse esforço, a seguradora foi eleita este ano líder do setor de seguros no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index – DJSI).
Veja abaixo lista completa dos vencedores da sétima edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo:

Tema Seguros – Categoria Linguagem Escrita 

Impresso Nacional e Regional – “Seguro de carro usado é muito caro e nem sempre vale a pena”, de Sílvio Ribas – Correio Braziliense

Impresso Especializado em Seguros – “A palavra é eficiência”, de Kelly Lubiato – Apólice

Impresso Economia e Finanças – “Minimizar os riscos para salvar vidas”, de Felipe Datt – Valor Financeiro

On-line – “Apesar de caro, seguro para celular pode valer a pena?”, de Priscila Yazbek – Exame.com

Tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais – Categoria Linguagem Escrita

Impresso Nacional e Regional – “A água que ninguém vê”, de Alice Giraldi – Unesp Ciência

On-line – “Rastros do mercúrio (série)”, de Henrique Kugler e coautores – Ciência Hoje On-line

Categoria Linguagem Audiovisual

Telejornalismo – “Gás de xisto: problema ou solução?”, de André Trigueiro, com reportagem de Jorge Pontual – GloboNews

Equipe de reportagem: Klara Duccini, Pascale Pfann, Vladimir Ribeiro, Bruno Torres e Magno Mendonça.

Radiojornalismo – “Reciclagem: do combate ao desperdício à oportunidade de negócio”, de Ana Lúcia Caldas e coautores – Rádio Nacional

Tags:

Pin It

Notícias Relacionadas

Comments are closed.

« Anterior: Próximo »

Voltar ao topo